Pesquisa em política educacional e a abordagem do ciclo de políticas: a importância da vigilância epistemológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-61260

Palavras-chave:

Investigação, Política educacional, Ciclo de políticas, Teoria da atuação, Epistemologia

Resumo

Este texto apresenta considerações sobre o desenvolvimento de pesquisa da política educacional e a abordagem do ciclo de políticas. Esse campo de pesquisa busca consolidação e os pesquisadores debatem questões epistemológicas e teórico/metodológicas no exercício da vigilância epistemológica. A exposição deu-se em uma perspectiva descritiva/analítica e o levantamento bibliográfico. O ciclo de políticas constitui um método de concepção pós-moderna e entende que as políticas são complexas. A abordagem se dá pelo encadeamento entre os diversos contextos, sobretudo, da influência, da produção do texto e da prática, que estimula os investigadores a uma análise mais expandida da política.

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Biografia do Autor

Menissa Cícera Fernandes de Oliveira Bessa Carrijo, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pelo mesmo Programa. Universidade Federal do Tocantins (professora Adjunto 3), Palmas, Tocantins, Brasil.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

CARRIJO, M. C. F. de O. B. Pesquisa em política educacional e a abordagem do ciclo de políticas: a importância da vigilância epistemológica. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1213–1228, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n3a2021-61260. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/61260. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua