Qualidade e avaliação externa: relações estabelecidas por Orientadores Pedagógicos e Professores de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas /Quality and External Evaluations: relations established by Pedagogical Advisors and Teachers from f

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-54898

Palavras-chave:

Avaliação externa em larga escala, Avaliação institucional participativa, Escola pública, Qualidade

Resumo

O artigo discute a relação entre qualidade e avaliação externa em larga escala a partir das vozes de Orientadores Pedagógicos (OPs) e professores de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC). Foram entrevistados OPs e docentes de escolas com diferentes cenários de enraizamento da política de Avaliação Institucional Participativa, existente na RMEC desde 2008. Percebe-se que para os entrevistados a qualidade do trabalho desenvolvido pela instituição não pode ser conhecida, integralmente, pelos resultados obtidos em avaliações externas. Embora algumas falas destaquem a importância da contextualização desses dados, não foi possível perceber, ainda, uma análise ampliada da qualidade da escola, na perspectiva da qualidade social.

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Biografia do Autor

Luana Ferrarotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Doutora em Educação. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Bragança Paulista.

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Publicado

2020-07-11

Como Citar

FERRAROTTO, L. Qualidade e avaliação externa: relações estabelecidas por Orientadores Pedagógicos e Professores de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas /Quality and External Evaluations: relations established by Pedagogical Advisors and Teachers from f. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 372–389, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n2a2020-54898. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54898. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de avaliação externa e a questão da qualidade da educação no