Cartografia: do convencional à virtualização
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo analisa a emergência de uma cartografia eletrônica, virtualizada e relacional, que se coloca enquanto movimento de transformação e reconfiguração da cartografia convencional a partir da incorporação de inúmeros dispositivos eletrônicos (geotecnologias) e da difusão da informação geográfica através das redes, em especial a Internet. Este movimento traz para o cerne da Cartografia uma série de implicações sobre o pensar e o fazer cartográfico que se refletem nas práticas sociais e na sociedade em geral, inaugurando novas espacialidades e territorialidades virtualizadas com profundas implicações no espaço absoluto.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").