MONITORAMENTO DA ABERTURA NO DOSSEL A PARTIR DE FOTOGRAFIAS HEMISFÉRICAS COM NDVI E MLME EM ÁREA DE CONCESSÃO FLORESTAL: MAMURU-ARAPIUNS/PA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As florestas tropicais da Amazônia historicamente foram alvo de práticas pouco sustentáveis de uso da terra, advindas da exploração madeireira predatória e do uso indiscriminado do fogo, ambos associados a altas taxas de desmatamento; o incentivo ao manejo florestal visa reduzir estes impactos gerando o menor passivo pela exploração. Com objetivo de quantiï¬car tais efeitos, foram gerados produtos de sensoriamento remoto, a partir do índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), do Modelo Linear de Mistura Espectral (MLME) e da estimativa da abertura de dossel por fotograï¬as hemisféricas, para criar elementos de interpretação e análise da variável abertura de dossel em uma área sujeita a exploração florestal, na Unidade de Manejo Florestal I (UMF I) - Conjunto de Glebas Mamuru-Arapiuns (PA). Os resultados obtidos mostraram que é possível estabelecer um processo de monitoramento da cobertura da terra, uma vez que os dados de MLME, em especial a imagem-fração solo, apresentaram forte relação com os dados obtidos em campo através de fotos hemisféricas. Sendo possível emprega-lo como um índice para o monitoramento da exploração de florestas na Amazônia, tornando a gestão florestal mais acessível ao poder público e às entidades não governamentais ou privadas, dando à população local a oportunidade e o incentivo à conservação florestal.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MORAES, I. S.; LIMA, A. M. M. de; ADAMI, M.; ANDRADE, M. T. V. S. MONITORAMENTO DA ABERTURA NO DOSSEL A PARTIR DE FOTOGRAFIAS HEMISFÉRICAS COM NDVI E MLME EM ÁREA DE CONCESSÃO FLORESTAL: MAMURU-ARAPIUNS/PA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 7, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n7-44361. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44361. Acesso em: 6 jan. 2025.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").