Cinema no abrigo:

encontros, gestos e acontecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n72a2020-53256

Palavras-chave:

Acontecimento, Cinema, Idoso

Resumo

Cinema no abrigo: encontros, gestos e acontecimento

Resumo: Este texto é fruto de reflexões sobre nossa vivência com o Projeto de Extensão “Educação, Cinema, Outros Territórios” no Lar de Idosos ‘Abrigo Tiradentes’, em Minas Gerais. Um objetivo específico do Projeto é realizar sessões de cinema junto aos idosos em diferentes territórios. A metodologia e a avaliação das ações são compreendidas como um gesto de acompanhamento do Programa de Extensão, amparado na investigação cartográfica, prática metodológica pertinente para o acompanhamento de processos em curso e a produção de subjetividades. As questões que nos colocamos para esta reflexão são: o que pode o cinema num Abrigo de Idosos? Quais conexões poderíamos arquitetar entre cinema, linguagem e acontecimento? O que essas pessoas experimentam com os filmes? O que poderíamos exercitar, a partir do conceito de acontecimento, no pensamento? Buscamos, por meio deste ensaio, um exercício de pensar “acontecimentos” no nosso encontro com os moradores e com os filmes durante as sessões de cinema no Lar de Idosos – Abrigo Tiradentes.

Palavras-chave: Acontecimento; Cinema; Idoso.

Cinema in the shelter: meetings, gestures and events

Abstract: This text is the result of reflections on our experience with the “Education, Cinema, Other Territories” Extension Project at the Lar de Idosos Abrigo Tiradentes, in Minas Gerais. A specific objective of the Project is to hold cinema sessions with the elderly in different territories. The methodology and the evaluation of the actions are understood as a gesture of monitoring the Extension Program, supported by cartographic research, methodological practice relevant to the monitoring of ongoing processes and the production of subjectivities. The questions we ask ourselves for this reflection are: what can cinema do in a Shelter for the Elderly? What connections could we make between cinema, language and event? What do these people experience with films? What could we exercise, based on the concept of event, in thought? Through this essay, we seek an exercise in thinking about “events” in our meeting with the residents and with the films during the cinema sessions at Lar de Idosos – Abrigo Tiradentes.

Key-words: Event; Cinema; Elderly.

Cine en el retiro: encuentros, gestos y acontecimientos

Resumen: Este texto es el resultado de reflexiones sobre nuestra experiencia con el Proyecto de Extensión “Educación, Cine, Otros Territorios” en el Lar de Idosos Abrigo Tiradentes, en Minas Gerais. Un objetivo específico del Proyecto es realizar sesiones de cine con personas mayores en diferentes territorios. La metodología y la evaluación de las acciones se entienden como un gesto de seguimiento del Programa de Extensión, con el apoyo de la investigación cartográfica, la práctica metodológica relevante para el seguimiento de los procesos en curso y la producción de subjetividades. Las preguntas que nos hacemos para esta reflexión son: ¿qué puede hacer el cine en un refugio para ancianos? ¿Qué conexiones podríamos hacer entre cine, idioma y evento? ¿Qué experimentan estas personas con las películas? ¿Qué podríamos ejercer, basado en el concepto de evento, en el pensamiento? A través de este ensayo, buscamos un ejercicio para pensar acerca de los "eventos" en nuestra reunión con los residentes y con las películas durante las sesiones de cine en Lar de Idosos – Abrigo Tiradentes.

Palabras-claves: Acontecimentos; Cine; Ancianos.

Data de registro: 19/03/2020

Data de aceite: 28/08/2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Walter Omelczuk, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

* Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). E-mail: fernandaow@ufsj.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8617-8971

Giovana Scareli, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

** Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). E-mail: giovana_scareli@ufsj.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8976-5901

Referências

CHERIX, Kátia; COELHO JUNIOR, Nelson. O cuidado de idosos como campo intersubjetivo: questões éticas. Revista Interface Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, p. 579-588, 2017. https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0492

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2013a.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013b.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. 2. ed. Tradução Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012. v. 4.

DELIGNY, Fernand. O aracniano e outros textos. São Paulo: n-1 edições, 2018.

FERREIRA, Jacqueline de.: OMELCZUK, Fernanda. Cinema e formação de Professores: poesia, invenção e delírios imagéticos no encontro intergeracional. Anais do Literatura na Escola – II Ciclo de Debates GPEALE, 2018. ISBN: 978-85-69689-05-8. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestradoeducacao/ANAIS%20II%20CICLO%20GPEALE(1).pdf. Acesso em: 17 mar. 2020.

GALLO, Silvio. A escola: lugar de formação? In: SCARELI, Giovana (Org.). Educação, culturas, políticas e práticas educacionais e suas relações com a pesquisa. Porto Alegre: Sulina, 2015a. p. 191-205.

GALLO, Silvio. René Schérer e a Filosofia da Educação: Aproximações. Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis. 2015b. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt17-3575.pdf. Acesso em: 17 mar. 2020.

KOHAN, Walter Omar. O mestre inventor. Relatos de um viajante educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

LINS, Daniel. Estética como acontecimento. In: DIAS, Susana Oliveira; MARQUES, Davina; AMORIM, Antônio Carlos (Org.). Conexões: Deleuze e arte e ciência e acontecimento e... Petrópolis, RJ: De Petrus; Brasília, DF: CNPq/MCT; Campinas, SP: ALB, 2012. p. 17-36.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3, dez. 2009. (Dossiê: A educação pelas imagens e suas geografias). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072009000300002. Acesso em: 17 mar. 2015. https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300002

ORLANDI, Luiz. Um gosto pelos encontros. 2014. Disponível em: https://territoriosdefilosofia.wordpress.com/2014/12/29/um-gosto-pelos-encontros-luiz-orlandi/. Acesso em: 17 mar. 2020.

PELBART, Peter Pál. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. 2. ed. São Paulo: n-1 edições, 2016. https://doi.org/10.12660/gvexec.v2n1.2003.34879

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SANTOS, Nelson Pereira dos. A música segundo Tom Jobim. 2011. DVD (88 min).

WUNDER, Alik. Foto quase grafias: o acontecimento por fotografias de escolas. 2008. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Sinergia: Ediouro, 2009.

Downloads

Publicado

2021-03-15

Como Citar

OMELCZUK, F. W.; SCARELI, G. . . Cinema no abrigo:: encontros, gestos e acontecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 72, p. 1235–1252, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v34n72a2020-53256. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53256. Acesso em: 23 dez. 2024.