Cinema no abrigo:
encontros, gestos e acontecimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n72a2020-53256Palavras-chave:
Acontecimento, Cinema, IdosoResumo
Cinema no abrigo: encontros, gestos e acontecimento
Resumo: Este texto é fruto de reflexões sobre nossa vivência com o Projeto de Extensão “Educação, Cinema, Outros Territórios” no Lar de Idosos ‘Abrigo Tiradentes’, em Minas Gerais. Um objetivo específico do Projeto é realizar sessões de cinema junto aos idosos em diferentes territórios. A metodologia e a avaliação das ações são compreendidas como um gesto de acompanhamento do Programa de Extensão, amparado na investigação cartográfica, prática metodológica pertinente para o acompanhamento de processos em curso e a produção de subjetividades. As questões que nos colocamos para esta reflexão são: o que pode o cinema num Abrigo de Idosos? Quais conexões poderíamos arquitetar entre cinema, linguagem e acontecimento? O que essas pessoas experimentam com os filmes? O que poderíamos exercitar, a partir do conceito de acontecimento, no pensamento? Buscamos, por meio deste ensaio, um exercício de pensar “acontecimentos” no nosso encontro com os moradores e com os filmes durante as sessões de cinema no Lar de Idosos – Abrigo Tiradentes.
Palavras-chave: Acontecimento; Cinema; Idoso.
Cinema in the shelter: meetings, gestures and events
Abstract: This text is the result of reflections on our experience with the “Education, Cinema, Other Territories” Extension Project at the Lar de Idosos Abrigo Tiradentes, in Minas Gerais. A specific objective of the Project is to hold cinema sessions with the elderly in different territories. The methodology and the evaluation of the actions are understood as a gesture of monitoring the Extension Program, supported by cartographic research, methodological practice relevant to the monitoring of ongoing processes and the production of subjectivities. The questions we ask ourselves for this reflection are: what can cinema do in a Shelter for the Elderly? What connections could we make between cinema, language and event? What do these people experience with films? What could we exercise, based on the concept of event, in thought? Through this essay, we seek an exercise in thinking about “events” in our meeting with the residents and with the films during the cinema sessions at Lar de Idosos – Abrigo Tiradentes.
Key-words: Event; Cinema; Elderly.
Cine en el retiro: encuentros, gestos y acontecimientos
Resumen: Este texto es el resultado de reflexiones sobre nuestra experiencia con el Proyecto de Extensión “Educación, Cine, Otros Territorios” en el Lar de Idosos Abrigo Tiradentes, en Minas Gerais. Un objetivo específico del Proyecto es realizar sesiones de cine con personas mayores en diferentes territorios. La metodología y la evaluación de las acciones se entienden como un gesto de seguimiento del Programa de Extensión, con el apoyo de la investigación cartográfica, la práctica metodológica relevante para el seguimiento de los procesos en curso y la producción de subjetividades. Las preguntas que nos hacemos para esta reflexión son: ¿qué puede hacer el cine en un refugio para ancianos? ¿Qué conexiones podríamos hacer entre cine, idioma y evento? ¿Qué experimentan estas personas con las películas? ¿Qué podríamos ejercer, basado en el concepto de evento, en el pensamiento? A través de este ensayo, buscamos un ejercicio para pensar acerca de los "eventos" en nuestra reunión con los residentes y con las películas durante las sesiones de cine en Lar de Idosos – Abrigo Tiradentes.
Palabras-claves: Acontecimentos; Cine; Ancianos.
Data de registro: 19/03/2020
Data de aceite: 28/08/2020
Downloads
Referências
CHERIX, Kátia; COELHO JUNIOR, Nelson. O cuidado de idosos como campo intersubjetivo: questões éticas. Revista Interface Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, p. 579-588, 2017. https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0492
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2013a.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013b.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. 2. ed. Tradução Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012. v. 4.
DELIGNY, Fernand. O aracniano e outros textos. São Paulo: n-1 edições, 2018.
FERREIRA, Jacqueline de.: OMELCZUK, Fernanda. Cinema e formação de Professores: poesia, invenção e delírios imagéticos no encontro intergeracional. Anais do Literatura na Escola – II Ciclo de Debates GPEALE, 2018. ISBN: 978-85-69689-05-8. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestradoeducacao/ANAIS%20II%20CICLO%20GPEALE(1).pdf. Acesso em: 17 mar. 2020.
GALLO, Silvio. A escola: lugar de formação? In: SCARELI, Giovana (Org.). Educação, culturas, políticas e práticas educacionais e suas relações com a pesquisa. Porto Alegre: Sulina, 2015a. p. 191-205.
GALLO, Silvio. René Schérer e a Filosofia da Educação: Aproximações. Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis. 2015b. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt17-3575.pdf. Acesso em: 17 mar. 2020.
KOHAN, Walter Omar. O mestre inventor. Relatos de um viajante educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
LINS, Daniel. Estética como acontecimento. In: DIAS, Susana Oliveira; MARQUES, Davina; AMORIM, Antônio Carlos (Org.). Conexões: Deleuze e arte e ciência e acontecimento e... Petrópolis, RJ: De Petrus; Brasília, DF: CNPq/MCT; Campinas, SP: ALB, 2012. p. 17-36.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3, dez. 2009. (Dossiê: A educação pelas imagens e suas geografias). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072009000300002. Acesso em: 17 mar. 2015. https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300002
ORLANDI, Luiz. Um gosto pelos encontros. 2014. Disponível em: https://territoriosdefilosofia.wordpress.com/2014/12/29/um-gosto-pelos-encontros-luiz-orlandi/. Acesso em: 17 mar. 2020.
PELBART, Peter Pál. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. 2. ed. São Paulo: n-1 edições, 2016. https://doi.org/10.12660/gvexec.v2n1.2003.34879
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SANTOS, Nelson Pereira dos. A música segundo Tom Jobim. 2011. DVD (88 min).
WUNDER, Alik. Foto quase grafias: o acontecimento por fotografias de escolas. 2008. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Sinergia: Ediouro, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fernanda Walter Omelczuk, Giovana Scareli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.