Desigualdade, pobreza e diferença:

precariedade na vida escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-49541

Palavras-chave:

Desigualdade, Pobreza, Diferença, Precariedade, Fracasso escolar

Resumo

Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a desigualdade, a pobreza e as diferenciações inferiorizadoras – discriminações e segregações – e seus efeitos de precarização sobre a vida escolar: reprovação e abandono escolar. O centro crítico da análise encontra-se na circularidade viciosa pela qual, num sentido, a desigualdade e a pobreza determinam diferenciações inferiorizadoras que resultam em fracasso escolar e, no sentido inverso, o fracasso escolar resulta em mais pobreza e mais desigualdade. Tal processo selaria a impossibilidade de cumprimento do direito universal à educação, inscrito como promessa nos ideais da democracia liberal. O estudo pode ser caracterizado como bibliográfico, embasado em autores do campo da economia, sociologia, direito e filosofia, com especial apoio em documentos da ONU, UNESCO, OCDE e Constituição Federal brasileira. Os resultados do estudo apontam para as graves responsabilidades das políticas públicas, dos sistemas de ensino e dos projetos pedagógicos das unidades escolares em interromper a circularidade dessa precarização.

Palavras-chave: Desigualdade; Pobreza; Diferença; Precariedade; Fracasso escolar.

Desigualdad, Pobreza y Diferencia: Precariedad en la Vida Escolar

Resumen: El artículo analiza la desigualdad, la pobreza y las diferenciaciones inferiorizadoras - discriminaciones y segregaciones - y sus efectos de precarización sobre la vida escolar: reprobación y abandono escolar. El centro crítico del análisis se ubica en la circularidad viciosa por la cual, en un sentido, la desigualdad y la pobreza determinan diferenciaciones inferiorizadoras que resultan en fracaso escolar y, al inverso, el fracaso escolar resulta en más pobreza y más desigualdad. Esa circularidad sellaria la imposibilidad de cumplimiento del derecho universal a la educación - promesa de la democracia liberal. El estudio es bibliográfico, desde autores en la economía, sociología, derecho y filosofía, con especial apoyo en documentos de la ONU, UNESCO, OCDE y la Constitución Federal brasileña. Se apunta a las graves responsabilidades de las políticas públicas, de los sistemas de enseñanza y de los proyectos pedagógicos de las unidades escolares en interrumpir la circularidad de esa precarización.

Palabras-clave: Desigualdad; Pobreza; Diferencia; Precariedad; Fracaso escolar.

Inequality, Poverty and Difference: Precariousness in School Life

Abstract: This article aims to analyze inequality, poverty and specific social differences - discrimination and segregation - and their impacts on precariousness of school life: failure and school dropout. The center of analysis lies in the vicious circularity by which, in a direction, inequality and poverty determine the differentiation of people that result in school failure, and on the way round, school failure results in more poverty and more inequality. Such circularity is an impossibility of compliance with the universal right of education - a promise of liberal democracy. It’s about a bibliographic study of a wide range of authors on economics, sociology, law and philosophy, with references to UN, UNESCO, OECD documents and the brazilian Federal Constitution. The results of the study point out to the responsibilities of public policies, educational systems and the pedagogical projects of the school units, to interrupt the circularity of this precariousness.

Keywords: Inequality; Poverty; Precariousness; Difference; School Failure.

Data de registro:08/07/2019

Data de aceite: 27/05/2020

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Biografia do Autor

Antônio Chizzotti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Educação pela PUC-SP. Pós-Doutor pelo Institut National de Recherche Scientifique de Paris. Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa Política de Currículo no Brasil. E-mail: anchizo@uol.com.br ORCID https://orcid.org/0000-0002-2752-2330

Alipio Marcio Dias Casali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Educação pela PUC-SP. Pós-Doutor pela Université de Paris-8. Professor titular do Departamento de Fundamentos da Educação. Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP. E-mail: a.casali@uol.com.br  ORCID https://orcid.org/0000-0003-3883-3051

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Publicado

2021-02-20

Como Citar

CHIZZOTTI, A. .; CASALI, A. M. D. . Desigualdade, pobreza e diferença:: precariedade na vida escolar. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 70, p. 193–222, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-49541. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49541. Acesso em: 7 nov. 2024.