Os paradoxos da representação na era da informação

Autores

  • Juan Guillermo Diaz Bernal Escola de Filosofia e Humanidades da Faculdade de Educação na Universidade Pedagógica e Tecnológica de Colômbia (UPTC)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-18

Palavras-chave:

Arte, Representação, Tecnologia

Resumo

Os paradoxos da representação na era da informação

Resumo: Este artigo apresenta uma tentativa de vincular a imagem como objeto virtual, não somente como aquele utilizado nas tecnologias da informação e comunicação, mas, também, como na perspectiva da representação. As mutações que a sociedade da informação gerou, por meio dos processos de digitalização, implicam efeitos nas imagens novas. A partir de uma perspectiva crítica, as inúmeras dimensões de abordagem serão, aqui, limitadas a três: a imagem-máquina, como construção histórica; o signo que representa a imagem das múltiplas linguagens artísticas, como expressões diversas; e os limites da arte como possibilidades extremas entre a visibilidade e a incivilidade. Finalmente, tem-se as considerações finais sobre a arte e as tecnologias do virtual originando um encontro cognitivo do desenvolvimento cultural.

Palavras-chave: Arte; Representação; Tecnologia.

Las paradojas de la representación en la era de la información

Resumen: Éste articulo presenta una intensión de vincular la imagen como objeto virtual, no solamente como aquel utilizado en las tecnologías de la información y la comunicación, sino también, como una perspectiva de la representación. Las transformaciones que la sociedad de la información generó, por medio de procesos de digitalización, implican efectos en las imágenes nuevas. A partir de una perspectiva crítica, las innumerables dimensiones de abordaje serán aquí limitadas a tres: la imagen-maquina, como construcción histórica; el signo que representa la imagen de los múltiples lenguajes artísticos como expresiones diversas y; los límites del arte como posibilidades extremas entre la visibilidad y la incivilidad. Finalmente, se tienen las consideraciones finales sobre el arte y las tecnologías de lo virtual originando un encuentro cognitivo del desarrollo cultural.

Palabras clave: Arte; Representación; Tecnología.

The paradoxes of representationin the era os information

Abstract: This article presents an attempt to show image as a virtual object, not only as that used on information technologies and in communication, but also as a perspective of representation. The mutations generated by the information society though digitalization processes promoted effects on the new images. From a critical point of view, the countless dimensions of the present approach will be limited to three: the image-machine as a historical construction; the sign that represents the image of the multiple artistic languages as diverse expressions; the limits of art as extreme possibilities between visibility and incivility. Lastly, final considerations about art and technologies of the virtual world in creating a cognitive encounter of cultural development.

Keywords: Art; Representation; Technology.

Data de registro: 05/12/2017

Data de aceite: 22/02/2018

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Biografia do Autor

Juan Guillermo Diaz Bernal, Escola de Filosofia e Humanidades da Faculdade de Educação na Universidade Pedagógica e Tecnológica de Colômbia (UPTC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor na Escola de Filosofia e Humanidades da Faculdade de Educação na Universidade Pedagógica e Tecnológica de Colômbia (UPTC).

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

DIAZ BERNAL, J. G. Os paradoxos da representação na era da informação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 63, p. 1675–1692, 2017. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40672. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Artes e Oficinas: incursões na filosofia de Deleuze-Guattari