Diálogo, alteridade e agir ético na educação: um encontro entre Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p751a781Palavras-chave:
Diálogo, Alteridade, Agir ético, Filosofia do diálogoResumo
Diálogo, alteridade e agir ético na educação: um encontro entre Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de abordar os conceitos de diálogo, alteridade e agir ético nas obras de Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire e discutir suas importantes contribuições para o campo da educação. Correndo o risco de fazer conversar pensadores de lugares e épocas diferentes, o texto aposta nas aproximações entre esses autores da filosofia do diálogo, que viveram a experiência do exílio e da perseguição política e religiosa e atribuíram, assim, novos significados aos temas do encontro, da escuta e da responsabilidade.
Palavras-chave: Diálogo; Alteridade; Agir ético; Filosofia do diálogo.
Dialogue, altéritéet de l'agiréthique: une reencontre entre Martin Buber, Mikhail Bakhtin et Paulo Freire
Résumé: Le presente article vise à aborder les concepts de dialogue, altéritéet de l'agiréthique dans les oeuvres de Martin Buber, Mikhail Bakhtin et Paulo Freire et discuter leurs contributions au domaine del'éducation. Au risque de mettre en conversation des penseurs venus de lieux et d'époque différents, le texte parie sur l'approximation parmices auteurs de la philosophie de dialogue quiont vécu l'expérience d'exil et de la persecution politique et religieuse et ontattribué donc une nouvelle signification aux themes de la rencontre, d'écoute et de la responsabilité.
Mots clés: Dialogue; Altérité; Agir éthique; Philosophie de dialogue.
Dialogue, alterity and ethical action in education: a meeting between Martin Buber, Mikhail Bakhtin and Paulo Freire
Abstract: This article aims to address the concepts of dialogue, alterity and ethical action in the works of Martin Buber, MikhailBakhtin and Paulo Freire and discuss their important contributions to the Education. At the risk of makingthinkers from different places and times converse, the text bets on the similarities between these authors of thephilosophy of dialogue, who have lived the experience of exile and political and religious persecution and thus gavenew meanings to the topics of meeting, listening and responsibility.
Keywords: Dialogue; Alterity; Ethical action; Philosophy of dialogue.
Data de registro: 04/01/2016
Data de aceite: 18/05/2016
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