Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p695a726Palavras-chave:
Catarse, Theodor Adorno, Teoria educacional críticaResumo
Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno
Resumo: Este artigo indaga a potencialidade da categoria catarse presente na teoria estética do filósofo Theodor Adorno. O objetivo é dimensionar o debate sobre formação estético-cultural e apropriação crítica dos produtos da indústria cultural no espaço escolar. Em Adorno, o tratamento dado à catarse sofre pelo menos um duplo deslocamento: a) em relação à psicanálise, reata o vínculo com a objetividade da história; b) em relação a Aristóteles, deixa de ser uma experiência do sujeito e é tratado como traço da obra de arte. Sugerem-se dois eixos de análise: 1) um vínculo mais direto entre a concepção de catarse em Adorno e a experiência estética de ensino de artes na escola e 2) a extensão dos traços da obra artística autêntica para os conhecimentos a serem tratados pedagogicamente pela instituição escolar.
Palavras-chave: Catarse; Theodor Adorno; Teoria educacional crítica.
Catharsis and education of senses: The contribution of aesthetic philosophy of Theodor Adorno
Abstract: This article investigates the potential of catharsis as an important concept present in Theodor Adorno´s Aesthetic Theory. It aims to scale the debate on aesthetic-cultural training and critical appropriation of culture industry products at school. In Adorno, the treatment given to catharsis suffers at least a double shift: a) in relation to psychoanalysis, reattaches the link to the objectivity of history; b) in relation to Aristotle, no longer an experience of the subject and is treated as a trait of the artwork. It proposes two lines of analysis: 1) a more direct link between the concept of catharsis in Adorno and aesthetic experience of arts education in school; 2) the extent of the authentic artistic work traces for knowledge to be treated pedagogically by the academic institution.
Keywords: Catharsis; Theodor Adorno; Critical educational theory.
Catharsis et éducation des sens: La contribution de la philosophie esthétique de Theodor Adorno
Résumé: Cet article pose des questions sur la potentialité de la catégorie catharsis présente dans la théorie esthétique du philosophe Theodor Adorno. L'objectif est de dimensionner le débat sur la formation esthétique-culturelle et l'appropriation critique des produits de l'industrie culturelle dans l'espace scolaire. A Adorno, le traitement accordé à la catharsis subit au moins un double déplacement: a) par rapport à la psychanalyse, ele reprend le lien avec l'objectivité de l'histoire; b) par rapport à Aristote, elle cesse d'être une expérience du sujet et est traitée comme un trait de l'Å“uvre d'art. Nous proposons deux axes d'analyse: 1) un lien plus direct entre la conception de la catharsis à Adorno et l& #39;expérience esthétique de l'enseignement des arts à l'école; 2) l'extension des traces de l'Å“uvre artistique authentique aux savoirs à traiter pédagogiquement par l'institution scolaire.
Mots-clés: Catharsis; Theodor Adorno; Théorie de l'éducation critique.
Data de registro: 12/07/2015
Data de aceite: 23/03/2016
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 2011.
______. Teoria da semiformação. In: PUCCI, Bruno; ZUIN, Antônio
A. S.; LASTÓRIA, Luiz A. Calmon Nabuco (Org.). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010. p. 7-40.
______. Dialética negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
______. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação das massas. In: ____. Indústria cultural e sociedade. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 4-74.
______. Educação e emancipação. In: ____. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 169-185.
ARISTOTELES. Poética. São Paulo: Editora Abril, 1984. Cap. I a XII, p. 241-252. (Os Pensadores). In: DUARTE, Rodrigo (Org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.
BARROCO, Sonia Mari Shima; SUPERTI, Tatiane. Vigotski e o estudo da psicologia da arte: contribuições para o desenvolvimento humano. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 22-31, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000100004>. Acesso em: 20 fev. 2016.
BORGES, Jorge Luis. La memoria de Shakespeare. Madri: Alianza Editorial, 1998.
CALVINO, Itálo. Por que ler os clássicos? In: ______. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 9-42.
CÂNDIDO, Antônio. Crítica e sociologia. In: ______. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. p. 13-25.
CHISTÉ. Priscila de Souza. O processo catártico no ensino da arte: uma parceria entre escola e espaço expositivo. 336f. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa em Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
DELLA FONTE, Sandra. Amor e paixão como facetas da educação: a relação entre escola e apropriação do saber. In: DUARTE, N; DELLA FONTE, S. Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2010. p. 121-144.
DUARTE, Newton. A pesquisa e a formação de intelectuais críticos na pós-graduação em educação. In: ______; DELLA FONTE. Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2010b. p. 59-78.
______. Arte e formação humana em Lukács e Vigotski. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2008, Caxambú. Grupo temático... 2008. Caxambú, 2008.
______. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
DUARTE, Rodrigo. Sobre o construto estético-social. In: ______. Varia aesthetica: ensaios sobre arte e sociedade. Belo Horizonte: Relicário, 2014. p. 189-213.
______. Indústria cultural: uma introdução. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010a.
FERREIRA, Nathalia Botura de Paula. A catarse estética e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para o ensino de literatura. 170 f. 2012. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2012.
FREITAS, Verlaine. Adorno e a arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
GINZBURG, Jaime. O valor estético: entre universalidade e exclusão. Alea, v. 10, n. 1, p. 98 - 107, jan./jun. 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-106X2008000100007>. Acesso em: 20 fev. 2016.
NOGUEIRA, Monique Andries. Educação musical no contexto da indústria cultural: alguns fundamentos para a formação do pedagogo. Revista Educação, Santa Maria, v. 37, n. 3, p. 615-626, set./dez. 2012a. https://doi.org/10.5902/198464445101
OLIVEIRA, Tamires Souza de. O conceito de catarse na filosofia de Theodor Adorno. 125f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
PUCCI, B. O riso e o trágico na indústria cultural: a catarse administrada. In: CARVALHO, A. B.; SILVA, W. C. L. Sociologia e educação: leituras e interpretações. São Paulo: AVERCAMP, 2006. p. 97-112.
PUCCI, Bruno. A teoria da temicultura e suas contribuições para a Teoria Crítica da Educação. In: ZUIN, A. A. S.; PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton (Org.). A educação danificada: contribuições à Teoria Crítica da Educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes; São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 1998. p. 89 - 115.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 103. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
ROSA, Ronel Alberti da. Catarse e resistência: Adorno e os limites da obra de arte crítica na pós-modernidade. Canoas: Ed. ULBRA, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Gramsci e a educação. In: LOMBARDI, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia D. Rocha; SANTOS, Wilson da Silva (Org.). Gramsci no limiar do século XXI. Campinas: Librum Editora, 2013.
______. Escola e democracia. 34. ed. revista. Campinas: Autores Associados, 2001.
______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.
SCHAEFER, Sérgio. A teoria estética em Adorno. 478f. 2012. Tese (Doutorado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
SNYDERS, Georges. Alunos felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Robson Loureiro, Sandra Soares Della Fonte, Tamiris Souza de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.