Educar em Si: Variações sobre o tema das Competências Socioemocionais

Autores

  • Carlos Velázquez Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p811a831

Palavras-chave:

Educação pela música, Emoção, Educação, Competências socioemocionais

Resumo

Educar em Si: Variações sobre o tema das Competências Socioemocionais

Resumo: A inflação racional que caracteriza a história moderna começa a dar mostras de insuficiência educativa. À volta da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OECD, estrutura-se uma rede investigativa que procura atender o desenvolvimento de habilidades compensatórias à tradicional super-valorização cognitiva, pois identificou-se a necessidade de desenvolver também as chamadas competências socioemocionais. Sob as metodologias de indução analítica de base documental e pesquisa qualitativa de paradigma junguiano, este trabalho propõe que o desenvolvimento socioemocional é interdependente com o desenvolvimento cognitivo e que um modelo de desenvolvimento conjunto pode ser encontrado na prática da música. Expõe-se, no corpo do trabalho, a génese psico-orgânica da emoção e sua relação com a educação, sobre o fundo comparativo da experiência musical. Na conclusão, oferece-se uma síntese qualitativa da música em vista do desenvolvimento cognitivo e emocional articulados, assim como uma ampliação epistemológica da música a fim de possibilitar práticas mais abrangentes.

Palavras-chave: Educação pela música; Emoção; Educação; Competências socioemocionais.

Education symphony: variations on the theme of socio-emotional competences

Abstract: The rational inflation that characterizes the modern history begins to show signs of educational failure. Around the Organization for Economic Cooperation and Development - OECD, begins to be structured a research network that seeks to meet the development of compensatory skills under the traditional cognitive overvaluation because we also identified the need to develop the so-called socio-emotional competences. Under the induction of analytical methodologies of qualitative research and bibliographic database of Jungian paradigm, this paper proposes that the socio-emotional development is interdependent with the cognitive development and a model of joint development can be found in the practice of music. In the body of this work, we find the explanation for the psycho-organic genesis of emotion in relation with education, and about the comparative background of musical experience. At the conclusion, it´s offered a music´s qualitative synthesis on cognitive and emotional development articulated, as well as an epistemological expansion of music in order to enable more embracing practices.

Keywords: Education by the Music; Emotion; Education; Socio-emotional Competences.

Educar en Si. Variaciones sobre el tema de las Competencias Socioemocionales

Resumen: La inflación racional que caracteriza la história moderna ha comenzado a dar señales de insuficiência educativa. En torno de la Organización para la Cooperación y el Desenvolvimiento Económico - OCDE, se estructura una red investigativa que busca compensar las lagunas dejadas por la tradicional supervalorización cognitiva, pues se ha identificado la necessidad de desenvolver, también, las llamadas Competencias Socioemocionales. Orientado metodologicamente por la inducción analítica de base documental y por el paradigma junguiano de investigación cualitativa, este trabajo entiende que el desenvolvimiento socioemocional y el desenvolvimiento cognitivo son interdependientes y que un modelo de desenvolvimento conjunto se encuentra en la práctica musical. Para fundamentar esta posición, se explana sobre la naturaleza psico-orgánica de la emoción y sobre su relación con el proceso educativo, ambos ilustrados en el ámbito de la experiencia musical. En la conclusión, además de una síntesis de las cualidades musicales que actuan en la educación integral, se propone una ampliación epistemológica de la música, em vista de ampliar sus possibilidades de aplicación.

Palavras clave: Educación por la música; Emoción; Educación; Competencias Socioemocionales.

Data de registro: 20/05/2015

Data de aceite: 23/03/2016

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Biografia do Autor

Carlos Velázquez, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutor em Música Antiga no Concervatoire National de Musique du Raincy. Pós-doutorado em educação pela Universidade do Minho, em Portugal. Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

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Publicado

2017-11-22

Como Citar

VELÁZQUEZ, C. Educar em Si: Variações sobre o tema das Competências Socioemocionais. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 62, p. 811–831, 2017. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p811a831. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30301. Acesso em: 7 nov. 2024.