Análise da variação espacial físico-química de materiais superficiais da bacia hidrográfica do córrego do Glória-Uberlândia-MG
PDF-pt
PDF-en (English)

Palavras-chave

Atributos físico-químicos
geoquímica superficial
geomorfologia de vertente

Como Citar

DOS SANTOS, F. C.; RODRIGUES, S. C. Análise da variação espacial físico-química de materiais superficiais da bacia hidrográfica do córrego do Glória-Uberlândia-MG. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 31, 2019. DOI: 10.14393/SN-v31n1-2019-45624. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/45624. Acesso em: 18 ago. 2022.

Resumo

A distribuição dos materiais superficiais nas vertentes em ambiente de Cerrado dispõe de particularidades intrínsecas, que estão relacionadas com o posicionamento topográfico, formato das vertentes e com escoamento superficial da água. Todos estes aspectos estão associados com a sazonalidade climática, típica deste ambiente. Dessa forma, este trabalho objetiva investigar, os atributos físicos e químicos dos materiais superficiais, concernentes com as características geomorfológicas, influenciadas por sua variabilidade espacial, a qual exerce papel preponderante na qualidade destes ecossistemas. A área de estudo trata-se de uma bacia hidrográfica localizada no município de Uberlândia, na região sudeste do Triângulo Mineiro. A metodologia baseou-se na análise das propriedades físicas, químicas e mapeamento da distribuição espacial dos mesmos através de técnicas de Krigagem. Foram analisados: textura; densidade aparente; porosidade total; matéria orgânica; CTC, V, H+Al, pH, K+, hipsometria e uso e cobertura da terra, além de três mapas contendo as porcentagens de argila, silte e areia para a elaboração do mapa exploratório do terreno para toda bacia hidrográfica. Cerca de 80% da bacia está ocupada por agropecuária e ação antrópica. A análise prognóstica correlacionou os atributos físico-químico de forma subjetiva, por se tratar de um estudo embasado em probabilidades, considerando o conhecimento disponível sobre cada atributo na literatura especializada. A análise dos materiais superficiais, somada aos atributos mapeados oferece informações importantes, dotada de grande valor geográfico, seja no âmbito da geomorfologia, seja no que se refere aos estudos do meio físico integrados aos setores de planejamento e gestão ambiental.

https://doi.org/10.14393/SN-v31n1-2019-45624
PDF-pt
PDF-en (English)

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...