Educação ambiental e o ecoturismo na Serra da Bodoquena em Mato Grosso do Sul / Environmental education and the ecotourism in the Serra da Bodoquena in Mato Grosso do Sul
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Meio Ambiente
Trabalho de campo
Atrativos turísticos

How to Cite

KLEIN, F. M.; ESCANDOLHERO, J. P. de O.; LUCCHESE, N. R.; MERCANTE, M. A.; FÁVERO, S.; RODRIGUES, S. C. Educação ambiental e o ecoturismo na Serra da Bodoquena em Mato Grosso do Sul / Environmental education and the ecotourism in the Serra da Bodoquena in Mato Grosso do Sul. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 23, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/12485. Acesso em: 16 apr. 2024.

Abstract

O estudo da interrelação da prática do ecoturismo com a educação ambiental na região da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, especificamente os municípios de Bonito e Jardim, constituem o objeto deste artigo. A relevância do estudo justifica-se pelo fato da Serra da Bodoquena encontrar-se na Bacia Hidrográfica do Rio Miranda, ocupando uma posição estratégica para a conexão dos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. O trabalho de campo realizado demonstrou que a diversificação dos locais pode ser interpretada mediante observação e experimentação, por especialistas de diferentes áreas do conhecimento, sendo um campo vasto para o desenvolvimento de inúmeras pesquisas. Assim, com o levantamento in loco das principais características ambientais dos atrativos turísticos: Buraco das Araras, Gruta do Lago Azul, Baía Bonita e Rio Formoso, procedeu-se a análise da prática do ecoturismo e sua vertente educacional. Verificou-se, a necessidade de intensificação de ações educacionais, principalmente, aos guias de turismo, tendo em vista serem os principais indutores e difusores de informações relativas ao meio ambiente, bem como a realização de estudos dos percursos ofertados nos atrativos, com respectiva avaliação do potencial educativo e mapeamento da caracterização e adequação para diferentes públicos de visitantes.
PDF (Português (Brasil))

Authors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...