Relaçoes entre potencial matricial no solo e cobertura vegetal em uma estação experimental, Uberlândia - MG / Relations between potential matrix in soil and plant cover in an experimental station, Uberlândia - MG
PDF

Palavras-chave

Potencial matricial
cobertura vegetal e geotêxteis

Como Citar

RODRIGUES BEZERRA, J. F.; GUERRA, A. J. T.; RODRIGUES, S. C. Relaçoes entre potencial matricial no solo e cobertura vegetal em uma estação experimental, Uberlândia - MG / Relations between potential matrix in soil and plant cover in an experimental station, Uberlândia - MG. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 24, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13186. Acesso em: 17 ago. 2022.

Resumo

Faz-se neste artigo uma análise sobre a relação entre o potencial matricial e a cobertura vegetal em uma estação experimental na Fazenda do Glória, Uberlândia- MG, com base nos dados obtidos nos tensiômetros e na fotocomparação. Foram adotados os seguintes procedimentos: a. Construção de duas parcelas de 10 m2 cada, uma com Solo Exposto (SE) e outra com Geotêxteis e Gramíneas (SG); b. A análise granulométrica dos sedimentos foi baseada na proposta da EMBRAPA; c. Monitoramento de duas baterias de tensiômetros nas parcelas com solo exposto e com geotêxteis em diferentes profundidades (15, 30, 80 e 120 cm), com o auxílio de um tensímetro digital INFIELD 5; e d. Fotocomparação com classificação supervisionada usando software de sensoriamento remoto. Os resultados foram divididos em três fases: 1. na fase 1, a ocupação da cobertura vegetal variou entre 0 a 6,4%, destacando-se o tensiômetro de 120 cm cm na parcela com geotêxteis, que atingiu -20 kPa; 2. na fase 2, com uma taxa de ocupação variando entre 15,2% a 59,4 % na parcela com geotêxteis e gramíneas, o potencial matricial chegou a -32,4 kPa na profundidade de 15 cm; e 3. na fase 3, com uma taxa de ocupação da gramínea entre 63,9% a 100% , cita-se o tensiômetro de 30 cm, que chegou a -67 kPa.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...