Editorial
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

RODRIGUES, S. C. Editorial. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 23, n. 1, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13228. Acesso em: 25 feb. 2024.

Abstract

Neste primeiro volume de 2011 a Revista Sociedade e Natureza, como de costume, apresenta um amplo espectro de artigos que abordagem aspectos conceituais, metodológicos e estudos de caso sobre a relação sociedade-natureza no Brasil. Aspectos já tradicionais da revista são revisitados, como a análise climatológica regional, as avaliações de bacias hidrográficas, processos geomorfológicos, análises sobre os efeitos da atividade de turismo ecológico e unidades de conservação, através de estudos de caso. Nesta edição apresentamos também um grupo de trabalhos que tratam da categoria Território, em especial da conceituação e da construção deste conceito tão importante na Geografia. Um estudo sobre a territorialização do sistema financeiro no Brasil traduzindo em um estudo de caso os aspectos conceituais abordados. Novas contribuições sobre a geografia da indústria aparecem através da abordagem de dois segmentos importantes na indústria brasileira, com estudos sobre a indústria do cimento e os reflexos da produção de carvão em Santa Catarina. Em abordagem nova, trata-se da atual expressão do conhecimento buscando demonstrar que a separação outrora traçada entre Ciência e Filosofia já não se faz mais presente, cabendo agora uma nova unidade. Aproveitamos a oportunidade do lançamento deste novo volume para indicar a valorização das versões online da Sociedade e Natureza, pois já foi ultrapassada a barreira de mais de 100.000 visitas a página do SciELO em um período de menos de dois anos de funcionamento. O site da revista, agora hospedado na versão 2 do SEER/IBICT que computa visitas desde o ano de 2004, apresenta mais de 20000 visitas ao artigo mais visitado. Estes números indicam à visibilidade da revista a importância das versões eletrônicas, tendo em vista que estes valores de acesso amplificam a disponibilização e aproveitamento dos artigos publicados em um ritmo não possível através das versões impressas.
PDF (Português (Brasil))

Authors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...