Editorial
PDF

Como Citar

RODRIGUES, S. C. Editorial. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 23, n. 1, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13228. Acesso em: 21 maio. 2022.

Resumo

Neste primeiro volume de 2011 a Revista Sociedade e Natureza, como de costume, apresenta um amplo espectro de artigos que abordagem aspectos conceituais, metodológicos e estudos de caso sobre a relação sociedade-natureza no Brasil. Aspectos já tradicionais da revista são revisitados, como a análise climatológica regional, as avaliações de bacias hidrográficas, processos geomorfológicos, análises sobre os efeitos da atividade de turismo ecológico e unidades de conservação, através de estudos de caso. Nesta edição apresentamos também um grupo de trabalhos que tratam da categoria Território, em especial da conceituação e da construção deste conceito tão importante na Geografia. Um estudo sobre a territorialização do sistema financeiro no Brasil traduzindo em um estudo de caso os aspectos conceituais abordados. Novas contribuições sobre a geografia da indústria aparecem através da abordagem de dois segmentos importantes na indústria brasileira, com estudos sobre a indústria do cimento e os reflexos da produção de carvão em Santa Catarina. Em abordagem nova, trata-se da atual expressão do conhecimento buscando demonstrar que a separação outrora traçada entre Ciência e Filosofia já não se faz mais presente, cabendo agora uma nova unidade. Aproveitamos a oportunidade do lançamento deste novo volume para indicar a valorização das versões online da Sociedade e Natureza, pois já foi ultrapassada a barreira de mais de 100.000 visitas a página do SciELO em um período de menos de dois anos de funcionamento. O site da revista, agora hospedado na versão 2 do SEER/IBICT que computa visitas desde o ano de 2004, apresenta mais de 20000 visitas ao artigo mais visitado. Estes números indicam à visibilidade da revista a importância das versões eletrônicas, tendo em vista que estes valores de acesso amplificam a disponibilização e aproveitamento dos artigos publicados em um ritmo não possível através das versões impressas.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...