Entre Pintura e Plantas: um estudo
Imagem da capa baseada em trabalho de Nivalda Assunção, "Matéria Exposta: Fruta Musa", ensaio visual (2025) publicado neste dossiê.
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Palavras-chave

pintura
plantas
caderno
arte

Como Citar

Entre Pintura e Plantas: um estudo. (2025). Revista Estado Da Arte, 6(1). https://doi.org/10.14393/EdA-v6-n1-2025-76213
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Resumo

O ensaio visual apresenta um caderno de estudos pertencente a pesquisa de doutorado em andamento (título omitido), no qual foram desenvolvidas práticas de pintura a óleo, tendo como referência folhagens de plantas observadas no cotidiano urbano, como nas visitas ao Mercado de Flores (Ceasa Campinas, SP) e em meu próprio bairro. Através desse caderno, foi possível gerar reflexões sobre especulações a respeito da origem das artes, que sugerem que a observação da natureza, com suas cores, cheiros e brilhos, pode ter sido a responsável pelo surgimento das práticas artísticas. Além disso, pensei especificamente na invenção da pintura, reconhecendo sua estreita relação com o universo vegetal, tanto na origem dos pigmentos quanto nos suportes, como as telas e os papéis feitos de algodão. Os exercícios contidos no caderno também destacam elementos fundamentais da pintura, como as formas, as cores e suas composições. Essa experiência de estudar a pintura a partir das plantas, paralelamente à história humana e sua relação com os elementos naturais, reflete a forma como, desde os primórdios, o conhecimento sobre o mundo tem sido construído por meio da observação e imitação da natureza, prática chamada como "abordagem bioinspirada". No contexto atual, diante da emergência climática, começamos a perceber nas formas e na organização das plantas propostas para sistemas não hierárquicos de interação com o mundo, algo que ressoa tanto na arte quanto no comportamento humano. Dessa forma, o estudo propõe reconexões entre a pintura e sua origem ainda sem chegar a um resultado final, pois é mesmo um fragmento de um estudo em andamento.

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