Discursos de formadores de Ciências da Natureza sobre o processo de implementação da BNCC na região cearense abrangida pela CREDE 10

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-72620

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Implementação da BNCC, Rede Municipal de Educação, CREDE 10, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho traz a análise dos discursos de treze formadores de Ciências da Natureza sobre o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular na região cearense abrangida pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 10), comparando-o com os de outros pesquisadores, expondo as articulações e contraposições entre eles. Empregou-se a Análise do Discurso da linha francesa e crítica como o método para categorizar compreensões sobre ensino de Ciências, formação continuada para organização escolar e gestão educacional, coletadas por meio de entrevista semiestruturada. Surgiram contraposições e articulações entre os discursos dos formadores e pesquisadores. As primeiras dizem respeito à não padronização do ensino de Ciências na escola, e as últimas se referem à efetivação de práticas curriculares por meio de diferentes agentes escolares. A reforma educacional na região investigada não é homogênea, mas fornece parâmetros das gestões de suas redes municipais de educação.

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Biografia do Autor

Margarida Maria Martins de Freitas, Universidade Estadual do Ceará (Brasil)

Graduanda em Química (Licenciatura). Universidade Estadual do Ceará (UECE), Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), Limoeiro do Norte/CE/Brasil.

Maynara Karla Soares Sampaio, Universidade Estadual do Ceará (Brasil)

Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura). Universidade Estadual do Ceará (UECE), Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), Limoeiro do Norte/CE/Brasil.

Joan Petrus Oliveira Lima, Universidade Estadual do Ceará (Brasil)

Doutor em Química. Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE/Brasil.

Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, Universidade Estadual do Ceará (Brasil)

Doutor em Educação. Universidade Estadual do Ceará (UECE), Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), Limoeiro do Norte/CE/Brasil.

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

FREITAS, M. M. M. de; SAMPAIO, M. K. S.; LIMA, J. P. O.; MARTINS JÚNIOR, F. R. F. Discursos de formadores de Ciências da Natureza sobre o processo de implementação da BNCC na região cearense abrangida pela CREDE 10 . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-72620. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/72620. Acesso em: 30 set. 2024.

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