As políticas educacionais voltadas ao ensino de Filosofia no Novo Ensino Médio: um estudo a partir da rede de ensino do estado de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-71536

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia., Novo Ensino Médio., Formação cidadã., Alagoas.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as políticas educacionais voltadas ao ensino da Filosofia. A partir de um estudo de caso na Rede Estadual de Ensino no Estado de Alagoas, em que foi selecionada uma Gerência Regional, coletaram-se dados com professores de Filosofia a respeito de suas inquietações no cotidiano das escolas de Tempo Integral. Partiu-se da suposição de que a Filosofia, reconhecida como uma disciplina responsável pela formação cidadã dos jovens escolarizados, poderia representar um auxílio ao diálogo entre os saberes comunitários no entorno da escola. No entanto, os dados analisados mostram que o lugar da Filosofia no processo de implantação do denominado “Novo Ensino Médio” não tem tido espaço para esse fim, sendo, portanto, considerada ineficaz.

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Biografia do Autor

Roberto Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)

Doutor em Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil.

Alice Miriam Happ Botler, Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)

Doutora em Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil.

 

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

SILVA, R. R. da; BOTLER, A. M. H. As políticas educacionais voltadas ao ensino de Filosofia no Novo Ensino Médio: um estudo a partir da rede de ensino do estado de Alagoas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–22, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-71536. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/71536. Acesso em: 28 nov. 2024.

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