Sistemas educacionais e autonomia da educação municipal na/da Amazônia Tocantinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-70278

Palavras-chave:

Sistemas educacionais, Autonomia, Municípios, SME no Tocantins

Resumo

Este artigo tem como temática os “Sistemas educacionais e autonomia da educação municipal”, com o objetivo de desvelar a realidade do movimento de institucionalização efetiva dos Sistemas de Ensino (SME) nos 139 municípios que compõem a Amazônia Tocantinense. Assenta-se na teoria histórico-dialética, fundamentada na investigação dos pressupostos teóricos e práticos por meio de revisão de literatura, pesquisa documental, levantamento e tratamento de dados. A pesquisa teórica e documental aponta que ainda permanecem problemas que dificultam a melhoria da educação municipal, por exemplo, dentre outros, o pacto federativo que precisa ser revisado, a existência de gargalos de infraestrutura, a insuficiência de recursos financeiros para atendimento adequado às demandas sociais no âmbito escolar e ainda a existência de práticas coronelistas, clientelistas e personalistas, que perpetuaram como artifícios patrimonialistas por muitos anos na história do país. Os dados indicam que a autonomia da educação municipal e a institucionalização dos seus sistemas de ensino-educação é contraditória, pois embora tenha garantia legal, na prática, os municípios tocantinenses ainda encontram grandes desafios para de fato serem considerados autônomos, bem como para institucionalizarem de forma efetiva seus SMEs, uma vez que muitos elementos constitutivos de um SME ainda são inexistentes, ou existem de forma tímida e desarticuladas entre si.

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Biografia do Autor

Maria Raimunda Carvalho Araújo de Cerqueira, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Mestre em Educação pelo Centro de Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Polo Universidade Federal do Tocantins (PGEDA/UFT). Palmas, Tocantins, Brasil.

Robson Vila Nova Lopes, Universidade Estadual do Tocantins - Brasil

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Magistério Superior na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Palmas, Tocantins, Brasil.

Paulo Fernando de Melo Martins , Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil. 

Geraldo Grossi Junior, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Polo Universidade Federal do Tocantins (PGEDA/UFT). Professor da Rede Pública Estadual de Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

CERQUEIRA, M. R. C. A. de; LOPES, R. V. N.; MARTINS , P. F. de M.; GROSSI JUNIOR, G. Sistemas educacionais e autonomia da educação municipal na/da Amazônia Tocantinense. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–19, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-70278. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70278. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - MOVIMENTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO