O trabalho como princípio educativo: sentidos da reforma do Ensino Médio e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-69407

Palavras-chave:

Educação e trabalho, Trabalho como princípio educativo, Formação para o mundo do trabalho, Ensino Médio

Resumo

Este texto busca, por meio da Lei nº 13415/2017 e da Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021, investigar como a categoria trabalho se apresenta nas atuais políticas públicas educacionais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, objetivando compreender as suas implicaturas na formação para o mundo do trabalho. A metodologia utilizou-se da análise de conteúdo das categorias: trabalho, trabalho como princípio educativo e formação integral. Foram usadas ainda as pesquisas documental e bibliográfica. Por meio da análise, percebeu-se que a formação para o mundo do trabalho, ocorre de forma aligeirada e rasa, com o objetivo de formar um trabalhador polivalente, flexível e em estado de empregabilidade.

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Biografia do Autor

Marta Ferreira da Silva Severo, Instituto Federal do Paraná - Brasil

Especialista em Mídias na Educação (UFAL). Técnica em assuntos educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Paraná, Palmas, Paraná, Brasil.

Vânia Maria Alves, Instituto Federal do Paraná - Brasil

Doutora em Educação (UFSC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Paraná, Palmas, Paraná, Brasil.

Allan Andrei Steimbach, Instituto Federal do Paraná - Brasil

Doutor em Educação (UFPR). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Paraná. Palmas, Paraná, Brasil.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

SEVERO, M. F. da S.; ALVES, V. M.; STEIMBACH, A. A. O trabalho como princípio educativo: sentidos da reforma do Ensino Médio e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 779–794, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-69407. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69407. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: CONFIGURAÇÕES ATUAIS