Acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: participação na academia científica como forma de ativismo político
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-68502Palavras-chave:
pessoas com deficiência, Políticas públicas, Ensino superior, Pesquisa qualitativaResumo
A educação brasileira para estudantes com deficiência foi marcada por processos de exclusão pautados em modelos estigmatizantes de compreensão da deficiência. O objetivo desta pesquisa foi analisar os discursos de pessoas com deficiência acerca do seu acesso e permanência ao ensino superior. Foi uma pesquisa de abordagem qualitativa. As informações foram obtidas por meio de entrevistas narrativas com 16 participantes e diário de campo e analisadas a partir da análise de discurso na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Os resultados apontam para a presença de barreiras no acesso e permanência na graduação e especialmente na pós-graduação e para a intersecção da deficiência com raça e classe como um importante elemento a ser considerado pelas políticas públicas de inclusão.
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