A Licenciatura em Educação do Campo no Brasil: levantamento do observatório da institucionalização da Licenciatura em Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67544

Palavras-chave:

Educação do Campo, Território, Formação de Professores

Resumo

A Educação do Campo se propõe a pensar o indivíduo em suas múltiplas dimensões. A formação humana dos sujeitos se alia à matriz formativa (o trabalho; a luta social; a organização coletiva; a cultura e a história), com o intuito de se pensar o indivíduo como um todo. O curso de Licenciatura em Educação do Campo deu início a institucionalização da Educação do Campo e, seguramente, configura-se como o mais importante território da Educação do Campo. Ao se institucionalizar a Educação do Campo cria identidades diversas e isso não a limita, mas a amplia para novos territórios e territorialidades. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar o andamento dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo para construir a cartografia da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. A partir desse levantamento foi possível identificar a territorialização dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo nas diversas Instituições de Ensino Superior que realizam sua oferta. Para tanto, um diálogo interinstitucional para o levantamento dos dados regionais, ampliou o olhar para a realidade dos cursos e os desafios no período da pandemia COVID19. As ações para o desenvolvimento deste trabalho se propõem (1) Revisão de literatura, (2) Levantamento das IES com cursos ativos e em andamento (3) Levantamento dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) (4) Construir uma cartografia das Licenciatura em Educação do Campo no Brasil (5) Identificar os processos seletivos (6) Levantamento das estratégias no período da pandemia COVID 19. O levantamento periódico do andamento dos cursos, torna possível acompanhar a institucionalização dos cursos, tendo em vista que a partir do ano de 2016 os cursos não receberam mais recursos específicos e passaram a estar inseridos nas universidades como cursos regulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Heloisa Vitória de Castro Paula , Universidade Federal de Catalão - Brasil

Doutorado em Geografia (UFU). Professora Adjunta na Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Edital nº. 02, de 23 de Abril de 2008. Chamada pública para seleção de projetos de instituições públicas de ensino superior para o PROCAMPO.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital n° 09, de 29 de Abril de 2009. Edital de convocação.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital N. 1/2012. Edital de seleção SESU/SETEC/SECADI/MEC.

FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis: Vozes, 1993.

PAULA, H. V. de C. Territórios e projetos em disputa na institucionalização dos cursos de licenciatura em educação do campo. 2020. 226f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal em Uberlândia, Uberlândia, 2020.

PAULA, H. V. de C; CHELOTTI, M. C. Educação do campo: ocupar, resistir e produzir também na escola. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, Dossiê n.4, Vol. 1, out. 2020. DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31820.

PAULA, H. V. de C; CHELOTTI, M. C. O Observatório da Institucionalização da Licenciatura em Educação do Campo como instrumento de acompanhamento dos cursos no Brasil. Espaço em Revista. 2022. No prelo

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica na Educação do Campo. In: BASSO, J. D; NETO, J. L. S.; BEZERRA, M.C.S. (orgs) Pedagogia Histórico-Crítica na Educação do Campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.

Downloads

Publicado

2022-12-02

Como Citar

PAULA , H. V. de C. A Licenciatura em Educação do Campo no Brasil: levantamento do observatório da institucionalização da Licenciatura em Educação do Campo . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 240–256, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67544. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67544. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO