Escola da Terra Ceará: Educação do Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica à luz do Materialismo-Histórico-Dialético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67492

Palavras-chave:

Escola da Terra/Ceará, Materialismo Histórico-Dialético, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O trabalho trata sobre a formação desenvolvida pela Escola da Terra/ Ceará, objetivando apresentar o processo de formação continuada desenvolvido por meio da ação/projeto, com aspectos filosóficos, pedagógicos e didáticos que permeiam o percurso dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que conta ainda com os dados obtidos por meio de questionário aplicado aos professores cursistas no início e no final do curso, analisados à luz do materialismo histórico-dialético. Conclui que a Escola da Terra contribui com o processo de formação dos professores cursistas e que o conteúdo desenvolvido atende suas expectativas, embora na ação de 2020/2021, tenham encontrado algumas dificuldades em razão da maioria do curso ter sido realizada de forma remota, devido à pandemia da Covid-19.

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Biografia do Autor

Clarice Zientarski , Universidade Federal do Ceará - Brasil

Doutora em Educação pela UFSM. Professora do Departamento. de Fundamentos da UFC, pesquisadora e orientadora do PPGE- UFC. Coordenadora Escola da Terra Ceará.

Fernanda Pâmela do Nascimento, Universidade Federal do Ceará - Brasil

Doutoranda em Educação. UFC- Linha de Pesquisa Trabalho e Educação.

Perla Almeida Rodrigues Freire, Universidade Federal do Ceará - Brasil

Doutoranda em Educação. UFC. Linha de Pesquisa Trabalho e Educação.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

ZIENTARSKI , C.; NASCIMENTO, F. P. do; FREIRE, P. A. R. Escola da Terra Ceará: Educação do Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica à luz do Materialismo-Histórico-Dialético. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 56–79, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67492. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67492. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO