Concepção de avaliação em Projeto Político Pedagógico de uma escola estadual do Paraná

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75253

Mots-clés :

Sistema de avaliação da educação básica, Base Nacional Comum Curricular, Qualidade da educação, Interdisciplinaridade, Contextualização

Résumé

Este estudo apresenta uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa na análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola pública estadual do Paraná, visando identificar traços de contextualização das práticas e instrumentos avaliativos, conforme a realidade da instituição, bem como de interdisciplinaridade entre os componentes curriculares, no contexto dos anos finais do Ensino Fundamental (EF), conforme as orientações dos documentos norteadores da Educação Básica (EB). Destacou-se a presença, em alguns componentes curriculares, de discursos padronizados e incongruentes, não apresentando alinhamento entre as práticas descritas que indicam que métodos qualitativos devem prevalecer sobre os quantitativos, contudo se destaca a presença de instrumentos tradicionais de avaliação. Compreende-se este como reflexo do atual panorama educacional, no qual o professor se encontra entre dois discursos, o explicito nos documentos norteadores, e o outro, implícito nas avaliações externas que restringem a autonomia dos professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Rosilda de Menezes, Universidade Pitágoras Unopar (Brasil)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar (UNOPAR), Londrina, Paraná, (PR) Brasil.

Tânia Gisela Biberg-Salum, Universidade Anhanguera Uniderp (Brasil)

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Docente do programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (UNIDERP), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, (MS) Brasil.

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Universidade Pitágoras Unopar (Brasil)

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar (UNOPAR), Londrina, Paraná, (PR) Brasil.

Références

BIBERG-SALUM, T. G.; BENTO, L. M., DE ANDRADE, L. P. Processo de avaliação no ensino: um simples ato de dar notas? UNOPAR Cient. Hum. Educ., v.16, p.450-452, 2015.

BONAMINO, A.; SOUSA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 373–388, abr. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006. Acesso em: 15 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 79, p. 5, 24 abr. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em: 14 nov. 2023.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 458, de 5 maio de 2020. Institui normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 85, p. 57, 6 maio 2020. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2020/legislacao/portaria_n458_05052020.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

CHARLOT, B. Qualidade da educação: o nascimento de um conceito ambíguo. Educar em Revista, v. 37, p. e81286, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.81286. Acesso em: 15 nov. 2023.

DORNE, F. C. Z.; COMAR, S. R. O sistema de avaliação da educação básica na ótica dos organismos internacionais. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/62992. Acesso em: 15 nov. 2023.

FONTELES, A. R. S. L. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Revista Docentes, v. 8, n. 23, p. 69-76, 2023. Disponível em: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/914. Acesso em: 14 nov. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

IIJIMA, M. H. W. A influência do Banco Mundial no Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP). 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar. Brasília, 18 set. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 16 nov. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. Brasília, 16 set. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados. Acesso em: 16 nov. 2023.

LIMA JUNIOR, E. B. et al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP. Monte Carmelo, v. 20, n. 44, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356. Acesso em: 14 nov. 2023.

LÜCK, L. A gestão participativa na escola. 11° ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 1° ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MENDONÇA, M. E. N. Aprendizagem e avaliação de competências na escola Moderna. 2007. 385 f. Dissertação (Mestrado em ciências da educação) – departamento de ciências da educação Universidade da Madeira, Funchal, 2007.

MUTTI, G. S. L. Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP) e sua Relação com a Qualidade do Ensino da Matemática em uma Escola Pública de Foz do Iguaçu. 2013. 42f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba, PR: SEED, 2018. Disponível em: http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/. Acesso em:12 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Currículo da Rede Estadual Paranaense - CREP. Curitiba, PR: SEED, 2021. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/crep. Acesso em: Acesso em: 12 nov. 2023.

PARANÁ. Agência Estadual de Notícias. Prova Paraná Mais começa nesta semana e deve alcançar 350 mil alunos até novembro. 24 out. 2022a. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Prova-Parana-Mais-comeca-nesta-semana-e-deve-alcancar-350-mil-alunos-ate-novembro# . Acesso em: 15 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005/2022 – SEED/DEDUC/DAP. Estabelece a organização para a oferta e o funcionamento do Programa Mais Aprendizagem – PMA, nas instituições de ensino da rede pública estadual. Curitiba: SEED/PR. 2022b. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2022-02/instrucao_normativa_0052022_seeddeducdap.pdf. Acesso em: 21 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria da Administração e da Previdência. Projeto Político Pedagógico. Curitiba, PR: SEED, 2022c. Disponível em: https://www.eprotocolo.pr.gov.br/spiweb/consultarProtocoloDigital.do?action=pesquisar. Acesso em: 21 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Avaliação e Monitoramento da Educação Básica. SAEP - Prova Paraná Mais/Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. 2023a. Disponível em: https://avaliacaoemonitoramentoparana.caeddigital.net/#!/pagina-inicial. Acesso em: 15 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Prova Paraná. Curitiba: SEED/PR. 2023b. Disponível em: https://www.provaparana.pr.gov.br/. Acesso em: 15 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Escola Digital: Professor. Sistema RCO. Curitiba: SEED/PR. 2023c. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/rco_mais_aulas. Acesso em: 21 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Programa Presente na Escola. Curitiba: SEED/PR. 2023d. Disponível em: https://www.presentenaescola.pr.gov.br/. Acesso em: 21 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Escola Digital: Professor. Combate ao Abandono Escolar. Curitiba: SEED/PR. 2023e. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/combate_abandono_escolar. Acesso em: 21 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Tutoria Pedagógica. Curitiba: SEED/PR. 2023f. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Tutoria-Pedagogica. Acesso em: 15 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Escola Digital: Professor. Formadores em Ação - Boas Práticas Curitiba: SEED/PR. 2023g. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/formadores_acao/boas_praticas. Acesso em: 21 nov. 2023.

PEDROCHI JUNIOR, Osmar. A Avaliação Formativa como Oportunidade de Aprendizagem: fio condutor da prática pedagógica escolar. 2018. 67 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

PESTANA, M. I. Trajetória do Saeb: criação, amadurecimento e desafios. Em Aberto, Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 71-84, 2016. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3152. Acesso em: 14 nov. 2023.

ROCHA, M. Z. B.; MORAES, S. C. Projeto político-pedagógico: ideologia e utopia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2794–2813, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15082. Acesso em: 14 nov. 2023.

SAVARIS, S. B. Os impactos da Prova Paraná em escolas das redes municipal e estadual de Educação Básica. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2022.

SILVA, J. S. da. A avaliação externa e interna e o ensino da matemática / External and internal evaluation and math teaching. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 22024–22042, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9330. Acesso em: nov. 2023.

SOARES, T. E. A.; SOARES, D. J. M.; SANTOS, W. Sistema de Avaliação da Educação Básica: revisão sistemática da literatura. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. e07839, 2021. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/7839. Acesso em: 14 nov. 2023.

VASCONCELOS, C. R. D.; LEAL, I. O. J.; ARAÚJO, J. Alessandra Q. C. Nexos entre gestão, avaliação e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em escolas públicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 1, p. 55-70, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12865. Acesso em: 15 nov. 2023.

VIEIRA, M. Desenvolvimento do pensamento computacional por meio de atividades desplugadas e software Scratch como meio didático para o ensino médio. 2020. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, São Caetano do Sul, 2020.

Publié-e

2024-09-12

Comment citer

MENEZES, R. de; BIBERG-SALUM, T. G.; FIGUEIREDO, H. R. S. Concepção de avaliação em Projeto Político Pedagógico de uma escola estadual do Paraná. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75253. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75253. Acesso em: 29 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - “AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DA REFORMA EMPRESARIAL: DESAFIOS PARA A QUALIDADE SOCIAL”