Percepções docentes sobre usos de resultados de avaliações da alfabetização externas à escola
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75252Mots-clés :
Avaliação da alfabetização, Avaliação externa, Uso de resultados, Percepções de docentesRésumé
Este artigo discute percepções de professoras sobre usos de resultados de avaliações da alfabetização em duas escolas públicas da rede municipal de Sabará, Minas Gerais. O suporte teórico aqui adotado abarca estudos que tratam da avaliação e da alfabetização, como Luckesi (2018), Bonamino; Souza (2012), Soares (2018) e Rocha; Martins; Miranda (2020). A definição das instituições em que faríamos as entrevistas deu-se a partir da articulação dos dados de proficiências médias em Língua Portuguesa, obtidos através do Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado Minas Gerais (Proalfa), e os Índices de Nível Socioeconômico (INSE) disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Isso nos permitiu identificar duas escolas com altas proficiências e níveis socioeconômicos distintos, dentre 27 escolas analisadas. Embora expressem diferentes “modos de ver”, a maioria das professoras entende que as avaliações externas podem informar ao ensino. Percepções que são também permeadas por cobranças em relação aos resultados obtidos e certa frustração quando eles não convergem com os esperados. Observou-se, também, certa dificuldade em relação à compreensão dos instrumentos de avaliação, das informações disponibilizadas e sua apropriação.
Téléchargements
Statistiques
Références
ALVES, M. T.; SOARES, J. F. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em Revista, n.45, Belo Horizonte, jun.2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/YQbr5ZSkZNdFkkDMCrp948t/ Acesso em: 06 jun. 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 5. ed. Portugal: Edições 70, 2009. p. 121-196.
BONAMINO, A.; SOUSA, S. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun., 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000200007&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 06 jun. 2024.
BOURDIEU, P. Compreender. In: BOURDIEU (Org.). A miséria do mundo. São Paulo: Vozes, p. 693-732.
CARDANO, M. Manual da pesquisa qualitativa: a contribuição da teoria da argumentação. Tradução: Elisabeth da Rosa Conill. Petrópolis: Vozes, 2017.
CERDEIRA, D. Fatores associados ao uso dos resultados de avaliações externas no contexto das políticas de responsabilização educacional. RBPAE: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 34. n. 2, p. 613-634, maio/ago. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/76015/49658 Acesso em: 06 jun. 2024.
LUCKESI, C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
MACHADO, C; ALAVARSE, Ocimar. Qualidade das escolas: tensões e potencialidades das avaliações externas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 413-436. Abr./jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v39n2/v39n2a05.pdf Acesso em: 06 jun. 2024.
MONTE, J. Sistema de avaliação educacional de Teresina: apropriação e utilização dos resultados para a orientação de intervenções pedagógicas. 2018, Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018.
OLIVEIRA, A.; CARVALHO, C. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/jshd86G9PYQYGJLpJZqpJdC/abstract/?lang=pt
ROCHA, G. Avaliação externa. In: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: Ceale: FaE: UFMG, 2014. Disponível em:
http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/avaliacao-externa Acesso em: 06 jun. 2024.
ROCHA, G. Reflexões sobre estilos e modos de organização do ensino em sala de aula. In: EITERER, C.; PIRES, N.; MIRANDA, V. Didática e docência: pesquisas atuais. São Paulo: De Castro, 2020, p. 155-172.
ROCHA, G.; MARTINS, R.; MIRANDA, V. Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 108, p. 69-81, maio/ago. 2020. Disponível em: emaberto.inep.gov.br/ojs3/ index.php/emaberto/article/view/4318 Acesso em: 06 jun. 2024.
RUIZ, R. O IDESP como elemento central na formação em serviço dos professores e gestores escolares da rede pública paulista de ensino regular. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário de Araraquara, Araraquara, 2016.
SCHNEIDER, M. Uso dos resultados de avaliação externa em Escolas públicas de Sabará/MG. Belo Horizonte, 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.
SILVA, Marcela et al. A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 97, n. 245, p. 46-67, jan./abr. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S2176-66812016000100046&lng=pt&nrm=isso. Acesso em: 06 jun. 2024.
SIQUEIRA, V.; FREITAS, P.; ALAVARSE, O. Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e241339, p. 1-17, 2021. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ep/a/XyFBQj6K5qhVJWsRBMPRvRF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2018
SOARES, J. F.; ALVES, M. T. Escolas de Ensino Fundamental: Contextualização dos resultados. Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 12, p. 145-158, jan./jun. 2013. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/268/
Acesso em: 06 jun. 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.