Percepções docentes sobre usos de resultados de avaliações da alfabetização externas à escola

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75252

Mots-clés :

Avaliação da alfabetização, Avaliação externa, Uso de resultados, Percepções de docentes

Résumé

Este artigo discute percepções de professoras sobre usos de resultados de avaliações da alfabetização em duas escolas públicas da rede municipal de Sabará, Minas Gerais. O suporte teórico aqui adotado abarca estudos que tratam da avaliação e da alfabetização, como Luckesi (2018), Bonamino; Souza (2012), Soares (2018) e Rocha; Martins; Miranda (2020). A definição das instituições em que faríamos as entrevistas deu-se a partir da articulação dos dados de proficiências médias em Língua Portuguesa, obtidos através do Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado Minas Gerais (Proalfa), e os Índices de Nível Socioeconômico (INSE) disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Isso nos permitiu identificar duas escolas com altas proficiências e níveis socioeconômicos distintos, dentre 27 escolas analisadas. Embora expressem diferentes “modos de ver”, a maioria das professoras entende que as avaliações externas podem informar ao ensino. Percepções que são também permeadas por cobranças em relação aos resultados obtidos e certa frustração quando eles não convergem com os esperados. Observou-se, também, certa dificuldade em relação à compreensão dos instrumentos de avaliação, das informações disponibilizadas e sua apropriação.

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Bibliographies de l'auteur-e

Gladys Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, (MG) Brasil.

Mariza Schneider, Rede Municipal de Sabará (Brasil)

Mestre em Educação pela Linha Didática e Docência do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação do Município de Sabará (SEMED), Sabará, Minas Gerais, (MG) Brasil.

Raquel Martins, Universidade Federal de Lavras (Brasil)

Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Poslin-Fale-UFMG). Professora do Departamento de Estudos da Linguagem (Del) e do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, (MG) Brasil.

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Acesso em: 06 jun. 2024.

Publié-e

2024-09-12

Comment citer

ROCHA, G.; SCHNEIDER, M.; MARTINS, R. Percepções docentes sobre usos de resultados de avaliações da alfabetização externas à escola . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75252. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75252. Acesso em: 30 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - “AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DA REFORMA EMPRESARIAL: DESAFIOS PARA A QUALIDADE SOCIAL”