A “qualidade empresarial” e a “qualidade social” na reforma educacional: causas, consequências e disputas
Entrevista: Luiz Carlos de Freitas
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75234Mots-clés :
Avaliação, Qualidade social, Reforma empresarialRésumé
O objetivo da entrevista é analisar as concepções de avaliação e qualidade educacional na contemporaneidade à luz das reflexões sobre as políticas públicas brasileiras influenciadas pelo desenvolvimento global da sociedade capitalista. A entrevista discute as causas estruturais da reforma empresarial da educação e sua intencionalidade, exemplificando os riscos com o desenvolvimento desta política em seu país de origem - a América do Norte – e que se encontra em estágio mais avançado, permitindo analisar suas consequências e desdobramentos na política educacional brasileira, instigados pelas estratégias no campo da avaliação e qualidade educacional. O entrevistado aponta impactos e dilemas da reforma empresarial no contexto brasileiro e indica caminhos de resistência, propondo conceitos alternativos para os processos de avaliação que contrariam a noção predominante da “qualidade empresarial” para a educação e fortalecem a luta e defesa da qualidade social da escola pública.
Téléchargements
Statistiques
Références
Araujo, K. H. (2020) O prêmio escola nota dez e suas implicações à subjetividade das crianças do 2º ano do ensino fundamental do estado do Ceará. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/52316/1/2020_tese_kharaujo.pdf
Araújo, H. (2023) A formação de uma elite meritocrática exclui muitos jovens da escola. Disponível em: https://www.cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/75653-artigo-a-formacao-de-uma-elite-meritocratica-exclui-muitos-jovens-da-escola
Azzarà, S. (2022) Adeus pós-modernismo: populismo e hegemonia na crise da democracia moderna. Florianópolis: Insular.
Bertagna, R. H.; Pereira, M. S. F. Qualidade social e avaliação educacional: processos de humanização. (2023) Cadernos do CEDES. Vol. 43 (121). Disponível em https://www.scielo.br/j/ccedes/i/2023.v43n121/ .
Carchedi, G. and Roberts, M. (2018) World in Crisis: a global analysis of Marx’s law of profitability. Chicago: Haymarket Books.
Caldart, R. S. (2023) Sobre as tarefas educativas da escola e a atualidade. São Paulo; Expressão Popular.
Carchedi, F. and Roberts, M. (2023). Capitalism in the 21st Century: through the prism of value. London: Pluto Press.
Dalben, A. (2014) Fatores associados à proficiência em leitura e matemática: uma aplicação do modelo linear hierárquico com dados longitudinais do Projeto Geres. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. UNICAMP.
Freitas, L. C. (1987) Projeto Histórico, Ciência Pedagógica e “Didática”. Educação & Sociedade, (27) pg. 122-40.
Freitas, L. C. (2013) Popstar dos reformadores americanos é indiciada. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2013/03/30/popstar-dos-reformadores-americanos-e-indiciada/
Freitas, L. C. (2013b) O milagre do Texas. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2013/02/25/o-milagre-do-texas/
Freitas, L. C. (2013c) USA: nova fraude. https://avaliacaoeducacional.com/2013/08/01/usa-nova-fraude/
Freitas, L. C.; Sordi, M. R. L.; Malavasi, M. M. S. e Freitas, H. C. L. (2014) Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes. 7ª. Edição.
Freitas, L. C. (2016) Será o Ceará o nosso Texas? Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2016/09/11/sera-o-ceara-o-nosso-texas/
Freitas, L. C. (2018) A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular.
Freitas, L. C. (2019) Será o Ceará o nosso Texas? Sim. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2019/07/10/sera-o-ceara-o-nosso-texas-sim/
Freitas, L. C. (2023) MEC: “sobralizando” a educação brasileira. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2023/01/04/mec-sobralizando-a-educacao-brasileira/.
Freitas, L.C. (2023a) A que levou o novo FUNDEB em São Paulo. Disponível em https://avaliacaoeducacional.com/2023/10/09/a-que-levou-o-novo-fundeb-em-sp/
Freitas, L. C. (2023b) Paraná: metas e meritocracia demitem diretores. Disponível em : https://avaliacaoeducacional.com/2023/05/30/parana-metas-e-meritocracia-demitem-diretores/
Freitas, L. C. (2023c) Espírito Santo: diretoras são exoneradas. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2023/07/22/espirito-santo-diretoras-sao-exoneradas/
Freitas, L. C. (2023d) Lei de responsabilidade educacional no Senado. Disponível em : https://avaliacaoeducacional.com/2023/05/20/lei-de-responsabilidade-educacional-no-senado/
Freitas, L. C. (2023e) Dois mundos se configuram em Sobral. Estudo de Daniel Barboza Nascimento. disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2023/07/23/dois-mundos-se-configuram-em-sobral/
Gerstle, G. (2022) The rise and fall of the neoliberal order. New York: Oxford University Press.
Hudson, M. (2022) The Destiny of Civilization: Finance Capitalism, Industrial Capitalism or Socialism. Counterpunch.
Huws, U. (2014). Labor in the global digital economy. New York: Monthly Review Press.
Koretz, D. (2017) The testing charade: pretending to make schools better. Chicago: The University of Chicago Press.
Koretz, D. (2019) ‘It Just Isn’t Working’: PISA Test Scores Cast Doubt on U.S. Education Efforts. Disponível em https://www.nytimes.com/2019/12/03/us/us-students-international-test-scores.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage .
Macgillis, A. (2024) Private Schools, Public Money: School Leaders Are Pushing Parents to Exploit Voucher Programs. Disponível em: https://www.propublica.org/article/private-schools-vouchers-parents-ohio-public-funds
McManus, M. (2020b) The rise of post-modern conservatism: neoliberalism, post-modern culture and reactionary politics. Vancouver: Palgrave Macmillan.
Marx, K. (1985). O Capital. Vol. III, tomo I. São Paulo: Abril cultural.
Mészáros, I. (2009). A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo.
Network for Public Education (2021). Chartered for Profit: The Hidden World of Charter Schools Operated for Financial Gain. Disponível em: https://networkforpubliceducation.org/wp-content/uploads/2021/03/Chartered-for-Profit.pdf
Network for Public Education (2023). Disponível em: https://networkforpubliceducation.org/wp-content/uploads/2023/06/Sharp-Turn-Right-FINAL-6.6.23.pdf
Norris, P. and Inglehart, R. (2019). Cultural Backlash: Trump, Brexit and Authoritarian Populism. New York: Cambridge University Press.
Perry, B. (2023) Education Reform’ Is Dying. Now We Can Actually Reform Education. Disponível em: https://dianeravitch.net/2023/08/07/perry-bacon-jr-is-education-reform-dead/
Portal IN (26/05/2022). Veveu Arruda aniversaria e lembra a atração do Centro Lemann para Sobral. Disponível em https://www.portalin.com.br/in-connection/veveu-arruda-aniversaria-e-lembra-a-atracao-do-centro-lemann-para-sobral/ .
Prado, E. (2023) Extremismo neoliberal suicidário. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/extremismo-neoliberal-suicidario/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=novas_publicacoes&utm_term=2023-12-28
Prado, E. (2024) Sim, é suicidarismo. Disponível em: https://eleuterioprado.blog/2024/02/18/sim-e-suicidarismo-sim/
Ravitch, D. (2011) Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina.
Ravitch, D. (2023) Perry Bacon Jr: Is “Education Reform” Dead? Disponível em: https://dianeravitch.net/2023/08/07/perry-bacon-jr-is-education-reform-dead/ .
Ravitch, D. (2024) Disponível em: https://dianeravitch.net/2024/02/07/cnn-moms-for-liberty-is-encountering-stiff-resistance/ .
Roberts, M. (2016). The long depression: how it happened, why it happened and what happens next. Chicago: Haymarket Books.
Roberts, M. (2018). Marx 200: a review of Marx's economics 200 years after his birth. London: Lulu.com Ed.
Roberts, M. (2020). A world rate of profit: a new approach. Acesso em 3 de Outubro de 2021, disponível em Michael Roberts' blog: https://thenextrecession.wordpress.com/2020/07/25/a-world-rate-of-profit-a-new-approach/
Roberts, M. (2021). The US rate of profit in 2020. Acesso em 6 de dezembro de 2021, disponível em https://thenextrecession.wordpress.com/2021/12/05/the-us-rate-of-profit-in-2020/
Roberts, M. (25 de agosto de 2021a). The rate and the mass of profit. Acesso em 29 de dezembro de 2021, disponível em https://thenextrecession.wordpress.com/2021/08/25/the-rate-and-the-mass-of-profit/
Roberts, M. (2022) 1,2% of adults have 47,8% of the world’s wealth while 53,2% have just 1,1%. Disponível em https://thenextrecession.wordpress.com/2023/08/22/1-2-of-adults-have-47-8-of-the-worlds-wealth-while-53-2-have-just-1-1/
Shulgin, V. N. (2022) Fundamentos da Educação Social. São Paulo: Expressão Popular.
Sordi, M. R. L. & Souza, E. S. (2009) A avaliação como instância mediadora da qualidade da escola pública: a rede municipal de educação de Campinas como espaço de aprendizagem. Prefeitura Municipal de Campinas. Campinas (SP): Millenium.
Sordi, M. R. L. & Freitas, L. C. (2013). Responsabilização participativa. Retratos Da Escola, 7(12), 87–99. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v7i12.263
Stiglitz, J. (2022) Entrevista. Disponível em Premio Nobel de Economía: “El 90% de los que nacen pobres mueren pobres por más esfuerzo que hagan" - Resumen Latinoamericano.
Streeck, W. (2016). How will capitalism end? Essays on a failing system. London: Verso.
Tarlau, R. e Moeller, K. (2020) O consenso por filantropia: como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Disponível em: http://curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.pdf .
Villas-Boas, M. (2017) A verdade sobre o IDEB e a educação em Sobral. Disponível em: https://jornalggn.com.br/noticia/a-verdade-sobre-o-ideb-e-a-educacao-de-sobral-por-marcos-de-aguiar-villas-boas .
Wallerstein, I. (2001) Capitalismo histórico e civilização capitalista. Rio: Contraponto.
Wallerstein, I.; Collins, R.; Mann, M.; Derluguian, G. and Calhoun, C. (2013) Does Capitalism have a future? New York: Oxford University Press.
Wallerstein, I. (1998) Utopística o las opciones históricas del siglo XXI. México: Ed. Siglo Veintiuno.
Wallerstein, I. (2011) The modern Word-system IV: centrist liberalism triumphant, 1789-1914. Berkeley: University of California Press.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.