Educação como compromisso do Sistema Conselhos de Psicologia: análise dos cadernos deliberativos dos Congressos Nacionais da Psicologia

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-71990

Mots-clés :

Educação, Sistema Conselhos de Psicologia, Psicologia escolar e educacional, Congresso Nacional da Psicologia

Résumé

Deliberações relativas à educação têm sido delineadas nos Congressos Nacionais da Psicologia (CNP), impulsionando o Sistema Conselhos de Psicologia a concentrar esforços nesse campo. O objetivo desta pesquisa é compreender o desenvolvimento dos posicionamentos de psicólogos brasileiros sobre educação. Uma pesquisa documental foi conduzida, utilizando os softwares Iramuteq e MaxQDA. Onze documentos de deliberações dos CNP, ocorridos entre 1994 e 2022, foram submetidos a análise temática. Identificou-se variações nos interesses da categoria de psicólogos em relação à educação ao longo dos anos, em consonância com mudanças sociais que afetam a psicologia brasileira. A pesquisa revela que os psicólogos brasileiros têm adotado uma postura crítica e propositiva em relação à Psicologia Escolar e Educacional, contribuindo para a defesa dos direitos humanos, da inclusão e da democratização da educação. Recomenda-se a realização de pesquisas para identificar o impacto concreto das deliberações do CNP nas ações do Sistema Conselhos de Psicologia.

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Pablo Mateus dos Santos Jacinto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Brasil)

Doutor em psicologia (UFBA). Professor Auxiliar na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vitória da Conquista, Bahia (BA), Brasil.

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Publié-e

2024-09-12

Comment citer

JACINTO, P. M. dos S. Educação como compromisso do Sistema Conselhos de Psicologia: análise dos cadernos deliberativos dos Congressos Nacionais da Psicologia. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-71990. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/71990. Acesso em: 30 sept. 2024.

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