Sistema e Plano Nacional de Educação: cenários e perspectivas - Entrevista: Dr. Luiz Fernandes Dourado

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-71959

Mots-clés :

Política Educacional, Gestão da Educação, Regime de Colaboração Interfederativa

Résumé

O professor doutor Luiz Fernandes Dourado concedeu entrevista à REPOD no dia 30 de novembro de 2023. Nesta, apresenta elementos de sua trajetória acadêmica e profissional na área da educação e tece considerações a respeito dos cenários e de perspectivas em torno dos temas Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação. Apresenta uma síntese a respeito da trajetória do debate sobre o Sistema e o Plano Nacional de Educação no Brasil; comenta sobre a ideia de Sistema e Plano Nacional de Educação em relação aos países da América Latina; e reitera sua tese do Plano Nacional como epicentro das políticas de Estado, buscando a perspectiva de uma educação que seja pública, popular, gratuita, com gestão pública, inclusiva, democrática e de qualidade social. Da mesma forma, reforça o papel das conferências como momentos de debate e de formação político-pedagógica, apresentando-se como espaços e como mecanismos de gestão democrática e participativa e como possibilidades de avanço no sentido da democratização, de uma participação efetiva e cidadã, de uma concepção ampla de formação e na garantia da efetiva inclusão no Sistema. Defende como fundantes os papéis do Plano, do Fórum e das Conferências na institucionalização do Sistema Nacional de Educação para a garantia da universalização da educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Luiz Fernandes Dourado, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Professor Titular Emérito da UFG, Doutor em Educação pela UFRJ (1997), pós-doutorado em Paris/França na École des Hautes Études en Siences Sociales (EHESS, 2010), Mestre em Educação pela UFG (1990), graduado e licenciado em Ciências Sociais, também, pela UFG (1983).

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutora em Educação; professora da Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutor em Educação. Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente na Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Publié-e

2023-12-31

Comment citer

DOURADO, L. F.; LAGARES, R.; CARVALHO, R. F. de; BRITO, K. C. C. F. Sistema e Plano Nacional de Educação: cenários e perspectivas - Entrevista: Dr. Luiz Fernandes Dourado. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–8, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-71959. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/71959. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - MOVIMENTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO