Por um projeto de formação continuada em política/gestão educacional com pressuposto histórico-crítico

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-71030

Mots-clés :

Educação democrática, Educação municipal, Política e gestão educacional, PRISME, Sistema na educação

Résumé

O artigo aborda o tema formação continuada em política/gestão educacional, como resultado de pesquisa sobre a formação continuada em política/gestão educacional desenvolvida no Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Ensino/Educação Municipal (PRISME), a partir do ano de 2022, como ação de extensão da Universidade Federal do Tocantins, junto a 117 Municípios do Tocantins. Problematiza a formação no PRISME, tendo por objetivo compreender o pressuposto teórico-epistemológico que dá origem à elaboração das formas teórico-práticas do Programa e a coerência teórico-epistemológica em seus documentos e o nível de consistência de suas ações. Assenta-se no materialismo histórico dialético, com fontes teórico-documentais. Os resultados assinalam que o movimento formativo em questão, que agrega formação continuada, acompanhamento formativo, monitoramento e avaliação, apresenta envergadura teórico-epistemológica e de ação política na luta por uma educação de qualidade social, tem por referência o pressuposto histórico-crítico. Apreende-se um orgânico movimento formativo e vasto conjunto de produções técnicas, tecnológicas e científicas específicas da e para o movimento formativo que guardam coerência teórico-epistemológica em seus documentos e nível significativo de consistência de suas ações. Constitui-se em um campo fértil para o debate sobre a autonomia dos Municípios no campo da educação, pois, sem perder de vista os desafios estruturais e conjunturais, enfrenta a discussão epistemológica e política dos contextos educacionais municipais para contrapor-se ao modo hegemônico de pensar a educação e sua política/gestão. Tendo caráter contra-hegemônico, seu horizonte é uma formação substantiva, de cunho omnilateral.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutora em Educação; professora da Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Adaires Rodrigues de Sousa, Universidade de Coimbra - Portugual

Mestre em Educação; Doutorando em Ciências da Educação em regime de Cotutela entre Universidade de Coimbra – Portugal e Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas, Estado do Tocantins, Brasil.

Ronaldo Muniz Silva, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Graduando do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins; Palmas, Tocantins, Brasil.

Francinete Ribeiro Ferreira Fonsêca, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Especialista em Gestão da Educação Municipal e em Gestão Educacional; Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Références

ADRIÃO, T. M. de F. Dimensões da privatização da Educação Básica no Brasil: um diálogo com a produção acadêmica a partir de 1990. Brasília, ANPAE, 2022. Disponível em: https://www.anpae.org.br/. Acesso em: 27 ago. 2023.

BRITO, K. C. F.; SOUSA, A. R. de; CARVALHO, R. F. de. Avaliação, monitoramento e acompanhamento do processo formativo na RCT: aspectos teórico-práticos e operacionais. Revista Brasileira de Educação do Campo, p. 1-20, 2021. Disponível em: http://www.uft.edu.br. Acesso em: 23 abr. 2022.

CURY, C. R. J.; LAGARES, R.; GONÇALVES, I. B. P.. Autonomia federativa, sistemas municipais de ensino/educação: impactos para a educação no Tocantins. RBEC Tocantinópolis/Brasil, v. 6, e13425. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/. Acesso em: 27 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13425, 2021.

FREITAS, H. C. L. de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de Formação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 80, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/. Acesso em: 27 ago. 2023.

LAGARES, R.. Organização da Educação Municipal no Tocantins: entre conservação de redes e processo efetivo de institucionalização de sistemas (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/6/o/T ese%20RosileneLagares.pdf/. Acesso em: 10 ago 2023.

LOMBARDI, J. C.; MAGALHÃES, L. D. R.; SANTOS, W. S. (org.). Gramsci no limiar do século XXI. Campinas, SP: Librum Editora, 2013.

MARIANO, A. S.; LOMBARDI, J. C. O trabalho na práxis formativa da Escola Nacional Florestan Fernandes: uma escola construída pela e para a classe trabalhadora. Trabalho Necessário. 80, v.17, nº 34, set-dez (2019). Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/38136/21798. Acesso em: 12 jul. 2023.

Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Ensino/Educação Municipal (PRISME). Relatório Final de Atividades. Palmas, TO, 2023. Documento não publicado.

Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Ensino/Educação Municipal (PRISME). Projeto Pedagógico: formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação. Palmas, TO, 2022. Documento não publicado.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 41. Ed Campinas, Autores Associados, 2012.

SILVA, K. A. C. P. C. da. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora. Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação. Volume 36, n. 1 – p. 330-350, jan./mar. 2018 – Florianópolis. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/. Acesso em: 14 ago. 2023.

WEBER, S. Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 24, n. 85, p. 1125-1154, dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/. Acesso em: 27 ago. 2023.

Entrevistado. A. C. Palmas, TO. 2023.

Entrevistado. D. A. Palmas, TO. 2023.

Entrevistado. G. G. Palmas, TO. 2023.

Entrevistado. G. Q. Palmas, TO. 2023.

Entrevistado. L. L. Palmas, TO. 2023.

Entrevistado. M. A. Palmas, TO. 2023.

Entrevistado. M. R. Palmas, TO. 2023.

Entrevistado. M. R. Palmas, TO. 2023.

Publié-e

2023-12-31

Comment citer

LAGARES, R.; SOUSA, A. R. de; SILVA, R. M.; FONSÊCA, F. R. F. Por um projeto de formação continuada em política/gestão educacional com pressuposto histórico-crítico. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–19, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-71030. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/71030. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - MOVIMENTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO