Por um projeto de formação continuada em política/gestão educacional com pressuposto histórico-crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-71030

Palavras-chave:

Educação democrática, Educação municipal, Política e gestão educacional, PRISME, Sistema na educação

Resumo

O artigo aborda o tema formação continuada em política/gestão educacional, como resultado de pesquisa sobre a formação continuada em política/gestão educacional desenvolvida no Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Ensino/Educação Municipal (PRISME), a partir do ano de 2022, como ação de extensão da Universidade Federal do Tocantins, junto a 117 Municípios do Tocantins. Problematiza a formação no PRISME, tendo por objetivo compreender o pressuposto teórico-epistemológico que dá origem à elaboração das formas teórico-práticas do Programa e a coerência teórico-epistemológica em seus documentos e o nível de consistência de suas ações. Assenta-se no materialismo histórico dialético, com fontes teórico-documentais. Os resultados assinalam que o movimento formativo em questão, que agrega formação continuada, acompanhamento formativo, monitoramento e avaliação, apresenta envergadura teórico-epistemológica e de ação política na luta por uma educação de qualidade social, tem por referência o pressuposto histórico-crítico. Apreende-se um orgânico movimento formativo e vasto conjunto de produções técnicas, tecnológicas e científicas específicas da e para o movimento formativo que guardam coerência teórico-epistemológica em seus documentos e nível significativo de consistência de suas ações. Constitui-se em um campo fértil para o debate sobre a autonomia dos Municípios no campo da educação, pois, sem perder de vista os desafios estruturais e conjunturais, enfrenta a discussão epistemológica e política dos contextos educacionais municipais para contrapor-se ao modo hegemônico de pensar a educação e sua política/gestão. Tendo caráter contra-hegemônico, seu horizonte é uma formação substantiva, de cunho omnilateral.

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Biografia do Autor

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutora em Educação; professora da Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Adaires Rodrigues de Sousa, Universidade de Coimbra - Portugual

Mestre em Educação; Doutorando em Ciências da Educação em regime de Cotutela entre Universidade de Coimbra – Portugal e Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas, Estado do Tocantins, Brasil.

Ronaldo Muniz Silva, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Graduando do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins; Palmas, Tocantins, Brasil.

Francinete Ribeiro Ferreira Fonsêca, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Especialista em Gestão da Educação Municipal e em Gestão Educacional; Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

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Entrevistado. M. R. Palmas, TO. 2023.

Entrevistado. M. R. Palmas, TO. 2023.

Publicado

2023-12-31

Como Citar

LAGARES, R.; SOUSA, A. R. de; SILVA, R. M.; FONSÊCA, F. R. F. Por um projeto de formação continuada em política/gestão educacional com pressuposto histórico-crítico. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–19, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-71030. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/71030. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - MOVIMENTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO