Grêmio Estudantil no Ensino Fundamental, opção ou prescrição? Um estudo por meio do Ambiente Virtual de Natureza Educativa - Interativa (Avnei)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-70835

Mots-clés :

Ensino Fundamental., Grêmio Estudantil, Tocantins, PRISME

Résumé

Este artigo apresenta reflexões acerca dos Grêmios Estudantis, num breve panorama histórico-legal e sua prescrição nos sistemas municipais de ensino/educação do estado do Tocantins. Adotando como escopo investigativo as ações desenvolvidas pelo Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Ensino (PRISME), buscou-se responder a questão: em que medida os sistemas municipais de ensino constituíram/apoiaram os Grêmios estudantis e sua possível atuação em consonância com o atual Plano Nacional da Educação (PNE)? Assentados no tipo de pesquisa qualitativa; a coleta e o tratamento dados ocorreram pelo levantamento on-line dos registros das secretarias municipais no Ambiente Virtual de Natureza Educativa-Interativa (Avnei), análise documental e o uso de programa gerador de gráficos estatísticos. Constatou-se, ainda que essencial, os Grêmios Estudantis não estão presentes entre os mecanismos previstos pela legislação para promover gestão democrática nos municípios tocantinenses.

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Bibliographies de l'auteur-e

Eduardo José Cezari, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutor em Educação em Ciências e Matemática – UFMT/Reamec (2014). Docente na Universidade Federal

do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Adriano Pereira de Miranda, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Licenciado em Pedagogia – IESC Faculdade Guaraí (2005) e Matemática – UFT (2016). Docente da rede Estadual de Ensino do Tocantins e da Rede Municipal de Tocantínia – TO, Miracema, Tocantins, Brasil.

Joildy Gomes Brito, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Graduanda do curso de Pedagogia – UFT (2023), Tocantins, Brasil.

Angela Noleto da Silva, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutora em Educação – UNB (2023). Docente na Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

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Publié-e

2023-12-31

Comment citer

CEZARI, E. J.; MIRANDA, A. P. de; BRITO, J. G.; SILVA, A. N. da. Grêmio Estudantil no Ensino Fundamental, opção ou prescrição? Um estudo por meio do Ambiente Virtual de Natureza Educativa - Interativa (Avnei). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–18, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-70835. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70835. Acesso em: 2 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - MOVIMENTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO