As dificuldades de implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-69548

Palavras-chave:

Educação, Antirracismo, Relações étnico-raciais

Resumo

A pesquisa aborda a implementação das leis de nº 10.639/03 e 11.645/08 no Ensino Fundamental I, objetivando identificar se os conteúdos estabelecidos nelas vêm sendo trabalhados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário e análise do Projeto Político Pedagógico. A análise baseou-se em autores como Ribeiro (1992), Goulart e Melo (2013), e em dispositivos legais como as Diretrizes Curriculares que obrigam a inclusão da cultura e história africana, afro-brasileira e indígena nos currículos da educação básica. Os resultados apontam que tais temáticas são abordadas apenas em datas comemorativas e de modo superficial. Assim, conclui-se que é urgente o investimento em formação continuada aos/às docentes, a fim de construir uma educação equitativa e antirracista.

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Biografia do Autor

Débora Kelly Ferreira Vasconcelos , Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Graduada em Pedagogia Universidade de Pernambuco (UFPB), Pernambuco, Brasil.

Patrícia Formiga Maciel Alves, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Doutora em Sociologia (UFPB), Professora Adjunto da Universidade de Pernambuco (UFPB), Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

VASCONCELOS , D. K. F.; ALVES, P. F. M. As dificuldades de implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 no ambiente escolar. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-69548. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69548. Acesso em: 22 jul. 2024.

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