A educação jurídica popular em publicações acadêmicas no Brasil (1990-2022)

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-68680

Mots-clés :

Educação jurídica popular, Movimentos sociais, Direitos humanos, Publicações acadêmicas

Résumé

O artigo promove uma análise dos projetos de educação jurídica popular brasileiros, perpassando pela caracterização, histórico, crescimento e tratativa de tais experiências por pesquisas/publicações acadêmicas. Objetivou-se verificar os principais elementos do movimento de educação jurídica popular, refletindo-se acerca da sua expansão no Brasil. A pesquisa utilizou metodologia qualitativa, com uso de raciocínio dialético, abarcando os recursos histórico, bibliográfico e documental. Promoveu-se a compilação e a análise das publicações acadêmicas sobre educação jurídica popular existentes no Brasil, no período de 1990 a 2022. Foram coletadas 53 publicações científicas ao total, delimitando-se a análise ao conteúdo das 30 dissertações de mestrado e teses de doutorado encontradas. Como resultado, conclui-se que há um vigoroso crescimento dos projetos de educação jurídica popular no país, com o consequente aumento de estudos das referidas práticas nas Universidades.

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Ricardo Oliveira Rotondano, Universidade Estadual de Goiás - Brasil

Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio e do Curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Palmeiras de Goiás, Goiás, Brasil.

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Publié-e

2023-12-31

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ROTONDANO, R. O. A educação jurídica popular em publicações acadêmicas no Brasil (1990-2022). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–20, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-68680. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68680. Acesso em: 22 nov. 2024.

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