Compreendendo a educação inclusiva no ensino superior: revisando publicações no período de 2015 a 2020

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-68637

Mots-clés :

Pessoa com Deficiência, Inclusão, Ensino superior, Acessibilidade

Résumé

Esta pesquisa propõe-se a realizar uma investigação sobre os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência no Ensino Superior, no que tange as barreiras para acesso, permanência e conclusão dos estudos e as ações das instituições visando o seu sucesso acadêmico. Foi desenvolvida uma revisão da literatura perpassando pela identificação de descritores, seleção das bases de dados, busca dos artigos, análise, síntese e discussão das informações. A pesquisa mostrou que a implementação dos preceitos legais da acessibilidade pedagógica e atitudinal se dão a partir do movimento de influência, mudanças nos valores, percepções e práticas pedagógicas. Por fim, é necessário ampliar esses princípios como forma de contribuir com o percurso formativo destes estudantes.

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Bibliographies de l'auteur-e

Cleuza Rezende Macêdo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Brasil

Mestrado em Educação. Universidade Federal de Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Juliene Silva Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Brasil

Doutorado em Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

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Publié-e

2023-07-12

Comment citer

MACÊDO, C. R.; VASCONCELOS, J. S. Compreendendo a educação inclusiva no ensino superior: revisando publicações no período de 2015 a 2020. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1077–1096, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-68637. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68637. Acesso em: 8 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR