Compreendendo a educação inclusiva no ensino superior: revisando publicações no período de 2015 a 2020

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-68637

Mots-clés :

Pessoa com Deficiência, Inclusão, Ensino superior, Acessibilidade

Résumé

Esta pesquisa propõe-se a realizar uma investigação sobre os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência no Ensino Superior, no que tange as barreiras para acesso, permanência e conclusão dos estudos e as ações das instituições visando o seu sucesso acadêmico. Foi desenvolvida uma revisão da literatura perpassando pela identificação de descritores, seleção das bases de dados, busca dos artigos, análise, síntese e discussão das informações. A pesquisa mostrou que a implementação dos preceitos legais da acessibilidade pedagógica e atitudinal se dão a partir do movimento de influência, mudanças nos valores, percepções e práticas pedagógicas. Por fim, é necessário ampliar esses princípios como forma de contribuir com o percurso formativo destes estudantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Cleuza Rezende Macêdo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Brasil

Mestrado em Educação. Universidade Federal de Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Juliene Silva Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Brasil

Doutorado em Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Références

ADORNO, T. L. W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ALMEIDA, D. B. et al. Política educacional e formação docente na perspectiva da inclusão. Educação, Santa Maria, v. 32, n.2, 2007, p. 327-342, jul./dez., 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1171/117117241005.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

BAZON, F. V. M. et al. Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e176672, p. 1-19, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022018000100463&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 30 jul. 2020.

BUIATTI, V. P.; NUNES, L. dos G. A.Cotas para pessoas com deficiência na Universidade Federal de Uberlândia (UFU): política de inclusão no ensino superior. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 325–345, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64911. Acesso em: 7 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64911.

BOHNERT, G. O. M. Inclusão no ensino superior: uma proposta de ação. Orientador: Gerson de Souza Mól. 2017. 103 f., Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) -Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/24924. Acesso em: 10 jul. 2020.

BRASIL, J. S. Acessibilidade atitudinal e pedagógica no ensino superior: caminhos para inclusão dos estudantes com deficiência na universidade. Orientadora: Francéli Brizolla. 2019. 214 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/4903. Acesso em: 30 jul. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 mar. 2020.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em 15 fev. 2020.

BRASIL. Lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em: 15 mar. 2019.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 15 fev. 2020.

CAPELLINI, V. L. M. F.; FONSECA, K. A. A escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos. Doxa: Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v.19, n.1, p. 107-127, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10824. Acesso em: 10 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10824.

CARREGOSA, R. C. Desafios para uma prática inclusiva na educação superior: um estudo de caso na Universidade de Brasília. Orientadora: Maria Helena S. Bonilla. 2015. 258 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18672. Acesso em: 23 jul. 2020.

DENZIN, N. K; LINCOLN, I. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

EVARISTO, F. L.; ASNIS, V. P.; CARDOSO, P. A. O atendimento educacional especializado no ensino superior: relatos de experiência. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 346-361, jan./abr. 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64913/33497. Acesso em: 04 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/repod-v11n1a2022-64913.

FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987.

JUNQUEIRA, A. L. R. Política de acesso das pessoas com deficiência no ensino superior: estudo de caso da UFJF. Orientadora: Katiuscia Cristina Vargas Antunes. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2019. Disponível em: http://mestrado.caedufjf.net/politica-de-acesso-das-pessoas-com-deficiencia-no-ensino-superior-estudo-de-caso-da-ufjf/. Acesso em: 30 jul. 2020.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MELLO, F. A.; CAETANO, J. L. P.; MIRANDA, P. R. Ferramentas tácteis no ensino de Matemática para um estudante cego: uma experiência no IF Sudeste MG. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 1, p. 11–25, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2209. Acesso em: 30 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2209.

MENDES, H. S. F. A inclusão da pessoa com deficiência na educação superior: um estudo sobre o acesso, permanência e aprendizagem. Orientadora: Carmen Celia Barradas Correia Bastos. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3523. Acesso em: 15 jul. 2020.

MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais Brazão Ferreira. Porto Alegre: Artimed, 2003.

MIZUKAMI, M. G N. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, A.; MELO, R. R. (org.) Educação: pesquisa e práticas. Campinas: Papirus, 2000. p. 13-30.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 13-33.

OLIVEIRA, J. Análise da produção científica com a temática inclusão no ensino superior: reflexões sobre artigos publicados no período de 2016 a novembro de 2018. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, p. e73/ 1–27, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/36198/html. Acesso em: 30 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686x36198.

PIPA, M. S. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior: práticas avaliativas no curso de Educação Física da UFRRJ. Orientador: Fernando César Ferreira Corrêa. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2194. Acesso em: 30 jul. 2020.

REIS, M. B. F. Educação inclusiva: limites e perspectivas. Goiânia: Descubra, 2006.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, set./dez., 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

SANTANA, R. R. C. A educação inclusiva na formação do docente de ensino superior. Orientador: Vanderlei Balbino da Costa. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2019.Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10042. Acesso em: 30 jul. 2020.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 43. ed. Campinas: Autores Associados, 2018.

SILVA NETO, A. O. et al. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 60, p. 81-92, jan./mar., 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24091. Acesso em: 30 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686x24091.

TEIXEIRA JÚNIOR, J. G.; SOUZA, N. C. Análise das concepções de formadores de professores de Química acerca da inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 26, n. 2, p. 437-456, 2019. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/49341. Acesso em: 30 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-7.

Téléchargements

Publié-e

2023-07-12

Comment citer

MACÊDO, C. R.; VASCONCELOS, J. S. Compreendendo a educação inclusiva no ensino superior: revisando publicações no período de 2015 a 2020. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1077–1096, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-68637. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68637. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR