Políticas de Formação de Professores e a Valorização Docente: a problemática trajetória dos marcos legais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-68607

Mots-clés :

Política de Formação de Professores, Valorização Docente, Marcos Legais Educacionais

Résumé

O presente estudo tem como objetivo analisar a trajetória histórica das políticas educacionais para a formação de professores com intuito de evidenciar continuidades e descontinuidades nas legislações específicas, a saber: a Lei do Ensino Mútuo (15/10/1827), a criação das Escolas Normais (19/04/1879); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB de 1961 e 1971); a LDB de 1996 e os Planos Nacionais de Educação (2001 e 2024) articulados às políticas de Formação de professores e seus respectivos contextos históricos ao qual estavam inseridos, com base na revisão de literatura e análise de conteúdo dos textos utilizados na disciplina Políticas Educacionais. Entendemos nesse estudo que o Estado é o articulador e proponente das políticas educacionais e estas implicam em escolhas e decisões que envolvem diversos segmentos da sociedade como indivíduos, grupos sociais, culturais e instituições. Dessa forma, os significados históricos dessas políticas são como chaves para a compreensão de como são elaboradas em uma determinada sociedade. Ressalta-se também, uma breve discussão sobre a profissionalização e valorização da categoria docente. Conclui-se que, mesmo que as legislações educacionais para formação de professores estabeleçam metas, planos e aponte responsáveis por sua execução, não houve ao longo da História brasileira um projeto conciso de política de formação de professores, tendo essas políticas servido apenas para atender a demanda das classes hegemônicas de cada época.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Natália Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil

Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Camila Aparecida Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil

Mestre em Educação. Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasilândia, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Wania Costa da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil

Mestre em Educação. Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Coxim, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Références

ARAÚJO, D. S.; ALMEIDA, M. Z. C. M. Políticas Educacionais: refletindo sobre seus significados. Educativa, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2010. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1247/863. Acesso em: 30 nov. 2023. DOI: 10.18224/educ.v13i1.1247.

BRASIL. Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 jan. 2001. Disponível em: . https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 30 nov. 2023.

BRASIL. Lei n º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 30 nov. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 30 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 4.024, de 20 de Dezembro de 1961. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 30 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 nov. 2023.

CARVALHO, D. P.; A nova Lei de Diretrizes e Bases e a Formação de Professores para a Educação Básica. Ciência e Educação, Bauru, p. 81-90, fev. 2012. Disponível em https://www.scielo.br/j/ciedu/a/TGxy7Jw4J4KLf6NkTM3DBzN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2023. DOI: 10.1590/S1516-73131998000200008

DOURADO, L. F. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 299-324, jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hBsH9krxptsF3Fzc8vSLDzr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2023.. DOI: 10.1590/ES0101-73302015151909.

EVANGELISTA, Olinda. Formação de Professores: um bem mercadejável? Florianópolis, SC: UFSC, 2016.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.. Educação Básica no Brasil na década de 1990: Subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 82, p. 93-130, abril 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fwBNt6pKWJKTdYrCkxHjPdQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2023. DOI: 10.1590/S0101-73302003000100005

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2020. Brasília: INEP, 2022.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

MALANCHE, J.; DUARTE, R. de C.. Políticas Públicas para Formação de Professores no Brasil: formação ou conformação ao ideário do capital? Momento: diálogos em educação, E-ISSN 2316-3100, v.17, n 2, p.15-34, mai./ago, 2018. Disponivel: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8068/5339. Acesso em: 30 nov. 2023. DOI: 10.14295/momento.v27i2.8068 .

MARCHELLI, P. S.. DA LDB 4.024/61 AO DEBATE CONTEMPORÂNEO SOBRE AS BASES CURRICULARES NACIONAIS. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p. 1480 - 1511 out./dez. 2014 ISSN: 1809-3876. Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP. Disponível: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/21665. Acesso em: 30 nov. 2023.

MENEZES, E. T. de. Verbete Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em https://www.educabrasil.com.br/manifesto-dos-pioneiros-da-educacao-nova/ . Acesso em: 30 nov. 2023.

MONTALVÃO, S.; A LBD de 1961: apontamentos para uma história política da educação. Revista Mosaico, v. 2, n. 3, p. 21-39, jun.2010. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/mosaico/article/view/62786/61921. Acesso em: 30 nov. 2023.

MORAES, José Geraldo Vinci de. História: Geral e Brasil. São Paulo: Atual, 2ªed. 2005.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley Neves. A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores 2. ed. Porto: Porto Editora , 2007. p. 11-30.

OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NM7Gfq9ZpjpVcJnsSFdrM3F/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2023. DOI: 10.1590/S0101-73302004000400003

REGERT, R.; BAADE, J. H.. A Era Vargas e a Segunda República: Algumas Reflexões Sobre a História da Educação no Brasil. Revista do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFPI | ISSN 2526-8449 (Eletrônico) 1518-0743 (Impresso). Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 23, n. 39, mai./ago. 2018. Disponível em: https://comunicata.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/download/7969/pdf. Acesso em: 30 nov. 2023.

SAVIANI, D.; Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 30 nov. 2023. DOI: 10.1590/S1413-24782009000100012

SBARDELOTTO, D. K.. Educação no Regime Civil-Militar (1964-1985) No Brasil e a Teoria do Capital Humano. Anais do XI Jornada do HISTEDBR: a Pedagogia Histórico-Crítica, a educação brasileira e os desafios de sua institucionalização, v. 11, p. 1-18, 2013.

SCHUELER, A, F, M; MAGALDI, A, M, B, M. Educação Escolar na Primeira República: memória, história e perspectivas de pesquisa. Dossiê Tempo, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/a/KSZxRDV8gHqmvWNmnr8bNnf/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 30 nov. 2023. DOI: 10.1590/S1413-77042009000100003

TANURI, L. M. A. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago Nº 14, p. 61 a 87, 2000. Disponível: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HsQ3sYP3nM8mSGSqVy8zLgS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2023. DOI: 10.1590/S1413-24782000000200005.

TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr.-jun. 2013. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/LtdrgZFyGFFwJjqSf4vM6vs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2023. DOI: 10.1590/S0101-73302013000200013.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-31

Comment citer

OLIVEIRA, N. C. de; FERREIRA, C. A.; SILVA, W. C. da. Políticas de Formação de Professores e a Valorização Docente: a problemática trajetória dos marcos legais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–22, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-68607. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68607. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DEMANDA CONTÍNUA