A educação em Moçambique: tempos e trajectos

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-68353

Mots-clés :

Moçambique, Educação, Historiografia, Desenvolvimento

Résumé

O presente artigo remete para dois conceitos fulcrais mobilizados para a análise do devir socio-histórico do Sistema Nacional de Educação (SNE) no tempo e espaço territorial moçambicano. Trata-se dos conceitos de “historiografia” e “ideologia”. Numa primeira fase, discute-se o conceito de historiografia, no sentido de se aferir o seu papel no processo de aparecimento, evolução e apropriação do SNE pela sociedade moçambicana, pois a sua discussão na esfera da educação contribui para conhecer em profundidade os sucessos, fracassos e adversidades ocorridas nos diferentes momentos da história. Entretanto, na última fase, debate-se sobre o conceito de ideologia. Ao fazer-se tal pretendeu-se associar a educação à ideologia, esta última enquanto mecanismo de legitimação social, política e cultural. Assim, foi discutido o processo educativo em diferentes épocas da história de Moçambique, no esforço de demonstrar que em qualquer uma dessas épocas o processo educativo esteve imbuído de uma forte componente ideológica. A principal conclusão a que chegámos é que a historiografia é um campo do saber que pode contribuir, através do currículo escolar, para a orientação político-ideológica dos moçambicanos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Itélio Joana Muchisse, Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Licenciado em Ensino de História com Habilitações em Ensino de Filosofia pela Universidade Save. Universidade Católica de Moçambique (Mestrando em Direitos Humanos, Justiça e Paz) / Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação), Maxixe, Inhambane, Moçambique.

Joaquim Mulamula Sabino Mbanguine, Escola Secundária de Mavila - Moçambique

Mestre em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação pela Uneantlantico. Mestrando em Empreendedorismo e Desenvolvimento Local (Instituto Superior Gwaza Muthini), Professor da Escola Secundária de Mavila, Maxixe, Inhambane, Moçambique.

Adelino Esteves Tomás, Universidade Save - Moçambique

Doutor em Sociologia pela Universidade do Porto. Docente de Sociologia do Direito e Sociologia da Educação (Universidade Save), Maxixe, Inhambane, Moçambique.

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2023-12-31

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MUCHISSE, I. J.; MBANGUINE, J. M. S.; TOMÁS, A. E. A educação em Moçambique: tempos e trajectos. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-68353. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68353. Acesso em: 1 nov. 2024.

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