A educação em Moçambique: tempos e trajectos
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-68353Mots-clés :
Moçambique, Educação, Historiografia, DesenvolvimentoRésumé
O presente artigo remete para dois conceitos fulcrais mobilizados para a análise do devir socio-histórico do Sistema Nacional de Educação (SNE) no tempo e espaço territorial moçambicano. Trata-se dos conceitos de “historiografia” e “ideologia”. Numa primeira fase, discute-se o conceito de historiografia, no sentido de se aferir o seu papel no processo de aparecimento, evolução e apropriação do SNE pela sociedade moçambicana, pois a sua discussão na esfera da educação contribui para conhecer em profundidade os sucessos, fracassos e adversidades ocorridas nos diferentes momentos da história. Entretanto, na última fase, debate-se sobre o conceito de ideologia. Ao fazer-se tal pretendeu-se associar a educação à ideologia, esta última enquanto mecanismo de legitimação social, política e cultural. Assim, foi discutido o processo educativo em diferentes épocas da história de Moçambique, no esforço de demonstrar que em qualquer uma dessas épocas o processo educativo esteve imbuído de uma forte componente ideológica. A principal conclusão a que chegámos é que a historiografia é um campo do saber que pode contribuir, através do currículo escolar, para a orientação político-ideológica dos moçambicanos.
Téléchargements
Statistiques
Références
BASÍLIO, G.O Estado e a Escola na Construção da Identidade Política Moçambicana. Publifix: Maputo, 2015.
BURKE, P. Sociologia e História. 2ª ed. Tradução de Fátima Martins. Edições Afrontamento: Porto, 1980.
CASTIANO, J. P. & NGOENHA, S. E. Longa Marcha duma «Educação para Todos» em Moçambique. 3ª ed. Publifix: Maputo, 2013.
COUGHLIN, P. E. Plágio em Cinco Universidades de Filhalo Moçambique: Amplitude, Técnicas de Detecção e Medidas de Controlo. Cadernos IESE N.º 15. IESE: Maputo, 2015.
COUTINHO, C. P. Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Almedina: Coimbra, 2022.
Entrevista à Mia Couto no Jornal Notícias edição de 05/08/2022.
LOPES, F. Filodramática: Os PALOP entre a filosofia e a crise da consciência histórica. Paulinas: Maputo, 2018.
MONDLANE, E. Lutar por Moçambique. 2ª Ed. Tradução de Maria da Graça Forjaz. Sá da Costa: Lisboa, 1976.
MUHACHE, C. F. Influência do Poder Político no Processo Educacional em Moçambique, 1975-2002. Editora Educar: Maxixe, 2015.
NGOENHA, S. E. Tempos Africanos do Mundo. Publifix: Maputo, 2022.
NGOENHA, S. E. Mondlane: Regresso ao Futuro. Real Design: Maputo, 2019.
NUNES, J. P. A. & SOARES, A. L. R. Historiografia, ensino da História e “questões fraturantes”: uma perspetiva de didática da História. In LUÍS, A. R. et al. (Coords.). A Formação Inicial de Professores nas Humanidades. Imprensa da Universidade de Coimbra: Coimbra, 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1701-5_4.
ORTEGA Y GASSET, J. O que é a Filosofia? Tradução de José Bento. Editores Independentes: Lisboa, 2007.
ROUSSEAU, J-J. Discurso sobre as artes e as ciências. Textos Marginais: Porto, 1972.
RÜSSEN, J. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Editora Universidade de Brasília: Brasília, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.