Avaliação da política educacional: o Programa Escola da Terra e sua implementação no Estado de Pernambuco

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67541

Mots-clés :

Avaliação de políticas, Educação do Campo, Formação Docente, Escola da Terra

Résumé

A presente pesquisa situa-se no campo da política educacional e se propôs avaliar o programa de formação docente Escola da Terra/PE em sua fase de implementação. Para tanto, fez-se necessário analisar documentos legais que normatizam o programa; acompanhar o momento formativo caracterizado como tempo universidade e; fazer uso do discurso enquanto categoria analítica. O estudo opera com o pós-estruturalismo e apresenta-se composto por três momentos onde (1) a partir de uma discussão teórica tecemos considerações acerca da avaliação de políticas públicas; (2) desenhamos a metodologia utilizada na pesquisa; (3) analisamos os dados produzidos. Concluímos apontando no programa problemas tradicionais no campo da política pública e alcances subjetivos que lhe atribuem sentidos na constituição de identificações entre os educadores do campo e o fazer docente nos territórios campesinos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Kátia Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA, Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Janini Paula da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/CAA. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

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2022-12-02

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CUNHA, K. S.; SILVA, J. P. da. Avaliação da política educacional: o Programa Escola da Terra e sua implementação no Estado de Pernambuco. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 185–201, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67541. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67541. Acesso em: 29 sept. 2024.

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DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO