Fernando de Azevedo e o Iº Congresso Brasileiro de Ensino Rural: a formação de mestres-escolas para o campo na década

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67537

Mots-clés :

História, Bandeirismo, Imprensa, Educação

Résumé

Este artigo demonstrará a repercussão da conferência de Fernando de Azevedo, intitulada “Problema da Educação Rural”, entre os indivíduos dedicados na reorganização da Educação Rural na década de 1930. Esse estudo histórico é de suma importância para compreender as propostas de Educação para populações rurais empreendidas em outros tempos, pois, somente com esse exercício, podemos trazer à luz as experiências do passado e, assim, tirar do esquecimento algumas tentativas de levar Educação para o homem do campo. Além dessa questão estritamente histórica, podemos defender – na atualidade – a necessária ampliação de uma educação para as populações rurais mais condizentes com a realidade econômica e identitárias, entre elas, a Educação do/no Campo e a Escola da Terra.

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George Leonardo Seabra Coelho , Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutor em História. Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

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2022-12-02

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COELHO , G. L. S. Fernando de Azevedo e o Iº Congresso Brasileiro de Ensino Rural: a formação de mestres-escolas para o campo na década . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 135–156, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67537. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67537. Acesso em: 12 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO