Fernando de Azevedo e o Iº Congresso Brasileiro de Ensino Rural: a formação de mestres-escolas para o campo na década

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67537

Mots-clés :

História, Bandeirismo, Imprensa, Educação

Résumé

Este artigo demonstrará a repercussão da conferência de Fernando de Azevedo, intitulada “Problema da Educação Rural”, entre os indivíduos dedicados na reorganização da Educação Rural na década de 1930. Esse estudo histórico é de suma importância para compreender as propostas de Educação para populações rurais empreendidas em outros tempos, pois, somente com esse exercício, podemos trazer à luz as experiências do passado e, assim, tirar do esquecimento algumas tentativas de levar Educação para o homem do campo. Além dessa questão estritamente histórica, podemos defender – na atualidade – a necessária ampliação de uma educação para as populações rurais mais condizentes com a realidade econômica e identitárias, entre elas, a Educação do/no Campo e a Escola da Terra.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Biographie de l'auteur-e

George Leonardo Seabra Coelho , Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutor em História. Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

Références

ARROYO, M. A experiência das lutas e as conquistas no âmbito das Políticas Públicas para a Educação do Campo - uma entrevista de Miguel G. Arroyo para a RCC. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 4, p. 142-144, nov. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/580/363. Acesso em: 06 jul. 2022.

ANHANGUERA. Iº Congresso Brasileiro de Educação Rural. São Paulo, 6 de agosto de 1937a, p. 2.

ANHANGUERA. Iº Congresso Brasileiro de Educação Rural. São Paulo, 23 de agosto de 1937b, p. 1.

ANHANGUERA. Iº Congresso Brasileiro de Educação Rural. São Paulo, 24 de agosto de 1937c, p. 3.

ANHANGUERA. Iº Congresso Brasileiro de Educação Rural. São Paulo, 24 de agosto de 1937d, p. 1.

ANHANGUERA. Iº Congresso Brasileiro de Educação Rural. São Paulo, 7 de julho de 1937e, p. 5.

ANHANGUERA. Iº Congresso Brasileiro de Educação Rural. São Paulo, 10 de julho de 1937f, p. 7.

ANHANGUERA. Iº Congresso Brasileiro de Educação Rural. São Paulo, 24 de julho de 1937g, p. 2.

AZEVEDO, F. A educação e seus problemas. 3ª edição. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1953. 262 p.

BICALHO, R., MACEDO, P.; P.; ESTEVAM, P. S. O Programa Escola da Terra e a formação docente na UFRRJ. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13827/20218. Acesso em: 05 jul. 2022

BLOCH, M. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

CALDART, R. Sobre educação do campo. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/405410/mod_resource/content/1/0%20que%20%C3%A9%20educa%C3%A7%C3%A3o%20do%20campo%20caldart.pdf. Acesso em: 05 jul. 2022.

CHARTIER, R. História cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel-Bertrand, 1990. 239 p.

CLUBES DE TRABALHO. S. Paulo. São Paulo, ano 1, n. 6, 1936.

COELHO, G. L S.; ARAÚJO, G. P. (org.). Educação do Campo e cidadania no Brasil Contemporâneo. Palmas: Eduft, 2018.

ELIAS, Norbert A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

GOMES, A. de C. História e Historiadores. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1996.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 1990.

LIMA, N. Um sertão chamado Brasil: intelectuais e representação geográfica da unidade nacional. Rio de Janeiro: Revan; IUPERJ. UCAM, 1999. 232 p.

MOLINA, M. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/qQMpZkcTFxbFDk59QJKpWmG/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 05 jul. 2022

OLIVEIRA, L. L. (coord.). Elite Intelectual e debate político nos anos 30: uma bibliografia comentada da revolução de 1930. Rio de Janeiro: INL, 1980. 356 p.

PIMENTA, A., COVER, M.; JESUS, S. E. de O. de. Editorial - Dossiê Escola da Terra. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/14606/20200. Acesso em: 05 jul. 2022.

SANTOS, B. de S., MENESES, Maria P., Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SÃO PAULO. Decreto n. 8.629, de 5 de out. de 1937. Abre no Tesouro do Estado, à Secretaria da Educação e Saúde Pública, o crédito especial de 20:000$000, destinado ao pagamento de despesas do 1.o Congresso Brasileiro de Ensino Rural, recentemente realizado nesta cidade. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1937/decreto-8629-05.10.1937.html. Acessado em: 28 out. 2022.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-02

Comment citer

COELHO , G. L. S. Fernando de Azevedo e o Iº Congresso Brasileiro de Ensino Rural: a formação de mestres-escolas para o campo na década . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 135–156, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67537. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67537. Acesso em: 27 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO