A bonificação em Minas Gerais e a confluência com as recomendações do Banco Mundial: repercussões no trabalho docente

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-64522

Mots-clés :

Banco Mundial, Bonificação, Trabalho Docente, Minas Gerais

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar as propostas do Banco Mundial (BM) para a docência, e como Minas Gerais assimilou tais proposições no governo de Aécio Neves (2003-2010). Para atingir tal finalidade, apresentamos uma breve análise de um documento do BM que destaca propostas para a docência. As fontes da pesquisa são constituídas por documento e por teses e dissertações que tratam das repercussões das bonificações no trabalho docente, principalmente do “Prêmio por Produtividade”. Sendo assim, identificamos que Minas Gerais assimilou as propostas do BM de modernização da gestão pública e implementou a bonificação. A base dessa premiação foi o mérito que não ocasionou a melhoria da qualidade da docência, mas, sim, a responsabilização dos agentes da educação.

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Mariane Gomes Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Mestre em Educação. Universidade Federal de Uberlândia Instituição, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Sérgio Paulo Morais , Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutor em História. Universidade Federal de Uberlândia Instituição, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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2022-04-12

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PEREIRA, M. G.; MORAIS , S. P. A bonificação em Minas Gerais e a confluência com as recomendações do Banco Mundial: repercussões no trabalho docente . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 688–704, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n2a2022-64522. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64522. Acesso em: 22 nov. 2024.

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Rubrique

DOSSIÊ - ESTADO NEOLIBERAL E RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO