Travail des professeurs en temps de pandemie: La réalité vecue par les professeurs et les équipes administratives des Institutions d´enseignement de la région métropolitaine de Fortaleza/CE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62165

Mots-clés :

Pandémie, Éducation, Enseignants

Résumé

Cet article présente des problématiques soulevées par des enseignants des systèmes éducatifs publics et privés qui ont participé à une enquête réalisée virtuellement au second semestre 2020. Le questionnaire a été répondu par 323 enseignants de l’Etat du Ceará face aux défis et impacts qui leur ont été imposés par le nouveau Coronavirus. Cette étude consiste d’une recherche bibliographique, avec une approche quantitative et qualitative et en tant que théorie de la connaissance, elle a été fondée sur le matérialisme historique et dialectique. En conclusion, l’étude menée démontre l’augmentation du temps des activités professionnelles, une surcharge de travail, formation interne insuffisante et à la transformation du logement en salle de classe. Le nouveau contexte scolaire a intensifié la précarité du travail et l'avancée des propositions néolibérales, surtout l'enseignement à distance et la flexibilisation des programmes scolaires.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Clarice Zientarski, Universidade Federal do Ceará - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pós-doutorado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Elisângela Maria Oliveira Sousa , Universidade Federal do Ceará - Brasil

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista FUNCAP/CE.

Ivan Carlos Costa Martins, Universidade Federal do Ceará - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista CAPES.

Références

AGAMBEN, Giorgio; ŽIŽEK, Slavoj [et al.]. Sopa de Wuhan. Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio, ASPO, 2020.

ALVES, Diego. Bolsonaro ataca professores e diz que eles não querem trabalhar. Mídia Max, Brasil, 17 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.midiamax.com.br/brasil/2020/bolsonaro-ataca-professores-e-diz-que-eles-nao-querem-trabalhar. Acesso em 01 nov. 2020.

ALVES, Elaine J.; FARIA, Denilda C. de. Educação em tempos de pandemia: lições aprendidas e compartilhadas, Revista Observatório, v. 6, n. 2, abr.-jun., 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9475/1748. Acesso em: 26 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a16pt.

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.

ARAÚJO, Luíz; PINTO, José Marcelino. Público X privado em tempos e crise. São Paulo: Fundação Lauro Campos e FINEDUCA, 2017. Disponível em: https://www.laurocampos.org.br/2017/05/28/publico-x-privado-em-tempos-de-olpe/. Acesso em: 26 ago. 2020.

BERG, Juliana; VESTENA, Carla Luciane Blum [et al.]. Pandemia 2020 e educação, Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, Nº 4: 470-487, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10855. Acesso em: 30 outubro 2020. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10855.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 mar. 2021.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de setembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 17 mar. 2021.

CEARÁ. Decreto Nº 33.510, de 16 de março de 2020. Decreta situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo coronavírus. Diário Oficial [do] Estado do Ceará, Poder Executivo, Fortaleza, CE, 16 mar. 2020. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/DECRETO-N%C2%BA33.510-de-16-de-mar%C3%A7o-de-2020.pdf. Acesso em: 27 set. 2020.

SILVA, Andrey F. da et al.. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia, Physis: Revista de saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/physis/v30n2/0103-7331-physis-30-02-e300216.pdf. Acesso em: 31 out. 2020.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

SANTOS, Guilherme Mendes dos T. [et al.]. Educação superior: reflexões a partir do advento da pandemia da covid-19, Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 4, Nº 10, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Santos_et_al/3139. Acesso em: 30 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.24979/bolmirr.v11i01.791.

DUARTE, Adriana. Políticas educacionais e o trabalho docente na atualidade: tendências e contradições. In: OLIVEIRA, Dalila; DUARTE, Adriana. Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.

EVANGELISTA, Olinda. Faces da tragédia docente no Brasil. XI Seminario Internacional de la Red Estrado: Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización. México, 2015, Disponível em: http://redeestrado.org/xi_seminario/pdfs/eixo3/68.pdf. Acesso em 13/11/2020.

FRANÇA FILHO, Astrogildo Luiz de; ANTUNES, Charles da França; COUTO, Marcos Antônio C. Alguns apontamentos para uma crítica da educação a distância (EaD) na educação brasileira em tempos de pandemia, Revista Tamoios, São Gonçalo, n. 1, mai. 2020, pp. 16-31. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/50535. Acesso em: 31 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50535.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: temas de cultura, ação católica, americanismo e fordismo. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henrique. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

KUENZER, Acácia Z; CALDAS, Andrea. Trabalho docente: comprometimento e desistência. In: FIDALGO, Fernando; OLIVEIRA, M. A. M.; FIDALGO, Nara L. Rocha. A intensificação do trabalho docente: tecnologias e produtividade. Campinas: Papirus, 2009.

MARTINS, João Rodrigo V. Educação como lócus da luta de classe na pandemia. In: BONA, Sávia [et al.]. Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Brasil: Editora Terra sem Amos, 2020.

MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempo de pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva, Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, Nº 2, p. 215-224, mai./ago., 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026. Acesso em: 30 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51026.

MARX, Karl. Grundrisse: Manuscritos econômicos de 1857-1858: Esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

MÉSZÁROS, István. O século XXI: socialismo ou barbárie? São Paulo: Boitempo, 2012.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução de Paulo C. Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2011a.

MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2011b.

MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2007.

MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: RJ,1982.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Ministerial Nº 376, de 03 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 06 abr. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119. Acesso em: 17 mar. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº 05/2020, de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1º jun. 2020. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:3MJ-vdaqsBcJ:portal.mec.gov.br/index.php%3Foption%3Dcom_docman%26view%3Ddownload%26alias%3D14511-pcp005-20%26category_slud%3Dmarco-2020-pdf%26Itemid%3D30192+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 17 mar. 2021.

OLIVEIRA, Eleilde de S. [et al.]. A educação a distância (EaD) e os novos caminhos da educação após a pandemia ocasionada pela Covid-19, Brazilian Journal of Development, Curitiba, V. 6, Nº 7, p. 52860-52867, jul. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/14095/11787. Acesso em: 30 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-799.

PASINI, Carlos G. D.; CARVALHO, Élvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen C. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Observatório Socioeconômico da Covi-19. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 28 out. 2020.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Lei Nº 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jun. 2014 – Edição extra. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 17 mar. 2021.

SANTOS, Claitonei de Siqueira. Educação escolar no contexto de pandemia: algumas reflexões, Gestão & Tecnologia, Faculdade Delta, v. 1, ed. 30, jan./jun., 2020. Disponível em: http://faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/view/52. Acesso em: 30 out. 2020.

SEMERARO, Giovanni. “Crise orgânica” e luta de classes em Gramsci. 2016. Disponível em: http://igsbrasil.org/praxis/edicao-1/crise-organica-e-luta-de-classes-em-gramsci/. Acesso em: 06 out. 2020.

SENHORAS, Elói M. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos, Boletim de Conjuntura, Boa Vista, V. 2, Nº 5, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao/2945. Acesso em: 30 agosto 2020.

SHIROMA, Eneida Oto, EVANGELISTA Olinda. Formação humana ou produção de resultados? Trabalho docente na encruzilhada. Revista Contemporânea de Educação, vol.10, n. 20, julho/dezembro de 2015.

SILVA, Ellery Henrique B. da; SILVA NETO, Jerônimo G.; SANTOS, Marilde Chaves dos. Pedagogia da pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social, Revista Latino-americana de Estudos Científicos, Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/31695. Acesso em: 30 out. 2020.

SOARES, Sávia Bona V. Coronavírus e a modernização conservadora da educação. In: BONA, Sávia [et al.]. Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Brasil: Editora Terra sem Amos, 2020.

STREECK, Wolfgang. Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático. Coimbra: Conjuntura Actual Editora, 2013.

ŽIŽEK, Slavoj. Pandemia: COVID-19 e a reinvenção do comunismo. São Paulo: Boitempo, 2020.

Téléchargements

Publié-e

2021-10-01

Comment citer

ZIENTARSKI, C. .; SOUSA , E. M. O. .; MARTINS, I. C. C. . Travail des professeurs en temps de pandemie: La réalité vecue par les professeurs et les équipes administratives des Institutions d´enseignement de la région métropolitaine de Fortaleza/CE. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1012–1036, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n3a2021-62165. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/62165. Acesso em: 26 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Direito à educação básica e superior em tempos de pandemia