Entretien: Les défis du financement de l'éducation de base dans le cadre du nouveau Fundeb - Profa. Dra. Nalú Farenzena

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-59868

Mots-clés :

Financement de l'éducation de base, Fundeb permanent, Investissement

Résumé

Cet entretien aborde la question du financement de l'éducation de base au Brésil. L'expérience pertinente de l'enquêté dans ce domaine de connaissances apporte des éléments qui permettent d'appréhender le thème au regard de la relation entre financement, qualité et évaluation; le nouveau régime fiscal établi par la CE 95/2016; la réduction des investissements dans l'éducation dans le contexte de la pandémie Covid-19; politiques de financement; aux innovations que le soi-disant permanent Fundeb présente. Il rappelle également les grandes orientations des associations académiques et des entités de la société civile, en particulier Fineduca, dans la lutte pour le financement de l'éducation qui garantit, en fait, le droit à l'éducation.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Magna França, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora e mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora titular da mesma universidade. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN.

Lucia de Fatima Valente, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora e mestre em Educação pela UFU. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação na graduação e na pós-graduação, membro da linha Estado, Política e Gestão da Educação.

Références

Alves, Thiago et al. Implicações da pandemia de Covid-19 para o financiamento da educação básica. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro 54(4):979-993, jul.-ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220200279x.

Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Por que é imprescindível constitucionalizar o CAQ? Brasil, agosto de 2020. Disponível em: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/Fundeb2020_NotaTecnica_2020_08_12_CAQ-SenadoFederal_FINAL.pdf.

COALIZÃO DIREITOS VALEM MAIS. A urgência do fim da Emenda Constitucional 95 no enfrentamento da covid-19 e no cenário pós-pandemia. Documento apresentado por organizações qualificadas como Amicus Curiae à Ministra Rosa Weber e aos demais Ministros do STF]. São Paulo, maio de 2020. Disponível em: https://direitosvalemmais.org.br/wp-content/uploads/2020/05/DOCUMENTO_STF_Maio_2020.pdf.

COALIZÃO DIREITOS VALEM MAIS. LDO/LOA 2021 e PEC 188: Piso mínimo emergencial para serviços essenciais, desmonte do Estado pela PEC do Pacto Federativo e necessidade de mudanças urgentes nas regras fiscais. São Paulo, Nota Técnica, setembro de 2020.

Fineduca. Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Atenção: é preciso proteger o financiamento da educação básica dos prejuízos da crise econômica! São Paulo, maio de 2020. Disponível em: https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2020/05/20200507_Nota_queda_-receitas_final.pdf.

Fineduca. Não é hora de retroceder no Fundeb! São Paulo, julho de 2020. Disponível em: https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2020/07/Fineduca_Nota_20200720.pdf.

Fineduca. Em defesa de novos recursos para complementação da União ao Fundeb. São Paulo, abril de 2020. Disponível em: https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2020/04/20200409_Fineduca_Nota_MDE-e-Compl-Unia%CC%83o-Fundeb.pdf.

Fineduca. Por que o salário-educação não pode ser fonte da complementação da União ao Fundeb. São Paulo, março de 2020. Disponível em: https://fineduca.org.br/2020/03/27/por-que-o-salario-educacao-nao-pode-ser-fonte-da-complementacao-da-uniao-ao-fundeb/.

Fineduca. Por um Fundeb mais justo e com maior compromisso da União. São Paulo, fevereiro de 2020. Disponível em: https://fineduca.org.br/2020/02/28/por-um-fundeb-mais-justo-e-com-maior-compromisso-da-uniao/.

A PEC do Fundeb e o CAQ como instrumento de controle da aplicação dos recursos educacionais. Brasil, agosto de 2020. Disponível em: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/PEC_do_Fundeb_-_fiscalizac_a_o_e_CAQ__vers%C3%A3o_final-1.pdf.

Téléchargements

Publié-e

2021-03-17

Comment citer

FRANÇA, M. .; VALENTE, L. de F. . Entretien: Les défis du financement de l’éducation de base dans le cadre du nouveau Fundeb - Profa. Dra. Nalú Farenzena. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 20–28, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-59868. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/59868. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Financiamento da Educação Básica e a política de fundos