Black Lives Matter!: pelo reconhecimento da igualdade de direitos para a população afrodescendente

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57848

Mots-clés :

Igualdade de direitos, População afrodescendente, Políticas educacionais de igualdade racial

Résumé

Esta edição da Revista Educação e Políticas em Debate apresenta aos leitores o dossiê temático “Políticas educacionais de igualdade racial: concepções, reflexões e pluralidades”, organizado pelos professores doutores Cairo Mohamad Ibrahim Katrib e Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, ambos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). Nesta edição, o dossiê se direciona às políticas educacionais de promoção da igualdade racial, a partir da discussão de reflexões teórico-metodológicas e pesquisas educacionais, sem perder de vista a interlocução com a experiência docente, cujo ponto convergente abarca o reconhecimento da diversidade sociocultural e o combate ao racismo e à discriminação.

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Bibliographies de l'auteur-e

Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Professora adjunta da Faced/UFU. Membro do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania da UFU.

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio de pós-doutorado realizado no Centre de Recherches Sociologiques e Politiques de Paris – Université Paris VIII. Professora titular de Políticas e Gestão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia-Faced/UFU. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas, Educação e Cidadania da UFU. Diretora de Formação e Desenvolvimento da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Membro do Grupo de Trabalho Estado e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e membro do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES).

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Presidente adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU, com estágio doutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizado na Universidade do Minho, sob a supervisão do professor Almerindo Janela. Professora adjunta de Políticas e Gestão da Educação da Faced/UFU. Coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas, Educação e Cidadania da UFU. Membro da Anpae e do Cedes.

Références

CAMPOS, Leonardo Lacerda. Políticas públicas de ações afirmativas: um estudo da implementação da Lei 10.639/2003 e as suas implicações nas redes municipais de ensino de Porto Seguro – BA, Vitória da Conquista – BA e São Carlos – SP. 2018. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2018.

DAFLON, Verônica Toste; FERES JUNIOR, João; CAMPOS, Luiz Augusto. Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 302-327, abr. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742013000100015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 ago. 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/s0100-15742013000100015.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. (Série Estudos e Pesquisas: Informação Demográfica e Socioeconômica. n. 41).

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Publié-e

2020-10-24

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SOUZA, V. A. de .; SILVA, M. V. .; RICHTER, L. M. . Black Lives Matter!: pelo reconhecimento da igualdade de direitos para a população afrodescendente. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 541–547, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57848. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57848. Acesso em: 22 déc. 2024.

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Editorial