Black Lives Matter!: pelo reconhecimento da igualdade de direitos para a população afrodescendente
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57848Palavras-chave:
Igualdade de direitos, População afrodescendente, Políticas educacionais de igualdade racialResumo
Esta edição da Revista Educação e Políticas em Debate apresenta aos leitores o dossiê temático “Políticas educacionais de igualdade racial: concepções, reflexões e pluralidades”, organizado pelos professores doutores Cairo Mohamad Ibrahim Katrib e Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, ambos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). Nesta edição, o dossiê se direciona às políticas educacionais de promoção da igualdade racial, a partir da discussão de reflexões teórico-metodológicas e pesquisas educacionais, sem perder de vista a interlocução com a experiência docente, cujo ponto convergente abarca o reconhecimento da diversidade sociocultural e o combate ao racismo e à discriminação.
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Referências
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DAFLON, Verônica Toste; FERES JUNIOR, João; CAMPOS, Luiz Augusto. Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 302-327, abr. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742013000100015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 ago. 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/s0100-15742013000100015.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. (Série Estudos e Pesquisas: Informação Demográfica e Socioeconômica. n. 41).
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Publicado
2020-10-24
Como Citar
Souza, V. A. de ., Silva, M. V. ., & Richter, L. M. . (2020). Black Lives Matter!: pelo reconhecimento da igualdade de direitos para a população afrodescendente. Revista Educação E Políticas Em Debate, 9(3), 541–547. https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57848
Edição
Seção
Editorial