Données éducatives concentrées sur l'évasion scolaire: diagnostic et défis pour l' IFNMG - Campus Avancado Porteirinha

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-56733

Mots-clés :

Abandon scolaire, Politique publique, Gestion scolaire

Résumé

Le présent travail vise à faire un diagnostic sur l’abandon scolaire à l’Institut fédéral du Nord Minas Gerais - Campus avancé de Porteirinha, en soulignant les principales raisons du phénomène. En tant qu’instrument de collecte de données, un questionnaire a été appliqué, appliqué aux étudiants qui sont entrés dans l’établissement en 2018 et s’en sont échappés. Les causes suivantes ont été identifiées: incompatibilité entre les horaires de travail et les études, difficulté à se déplacer, faibles revenus familiaux, didactique et méconnaissance du métier et du cursus. On en conclut que ces facteurs ont une portée interne et extra-scolaire, exigeant l’effort pour que l’école comprenne la conjoncture dans laquelle les élèves sont insérés et cherche à mener des actions préventives pour minimiser ces causes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Wilney Fernando Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenador do Projeto de Pesquisa em Evasão Escolar e Sucesso Discente no IFNMG - Campus Avançado Porteirinha. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Atualmente é Diretor do Departamento de Ensino.

Lidinei Santos Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Brasil

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT. Membro do Projeto de Pesquisa em Evasão Escolar e Sucesso Discente no IFNMG - Campus Avançado Porteirinha. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

Dieny Eduarda Santos dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Brasil

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/IFNMG/FAPEMIG) no Projeto Evasão Escolar e Sucesso Discente no IFNMG - Campus Avançado Porteirinha.

Références

ASSIS, S. Educação para o século XXI: desafios e oportunidades para uma transformação pedagógica. Rio de Janeiro: Albatroz, 2018.

BAUM, C. A.; COSTA, M. R. N.; ÁVILA, M. M. Uma tentativa de fundamentar a evasão escolar. Revista Psicologia da Universidade Luterana do Brasil, Guaíba, RS, jul. 2007.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Relatório sistêmico de fiscalização da educação: exercício de 2014. Brasília, DF: TCU, Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto, 2015. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/fisc-educacao-relatorio-sistemico-de-fiscalizacao-exercicio-2014.htm. Acesso em: 5 dez. 2019.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União (DOU), seção 1, Brasília, DF, ano 145, n. 253, p.1-3, 30 dez. 2008. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=30/12/2008. Acesso em: 16 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. 2019. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/. Acesso em: 16 jan. 2020.

CARRANO, P.; DAYRELL, J. (org.). Formação de professores do Ensino Médio, etapa I - caderno II: o jovem como sujeito do ensino médio. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.

CORDÃO, F. A.; MORAES, F. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Senac São Paulo, 2017.

COSTA, P. L. A. A educação do campo no contexto da implementação

dos IFs no Estado do Rio de Janeiro. In: FRIGOTTO, G. (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018, p. 151-204.

COSTA, P. L. A.; MARINHO, R. J. A. IFs: educação profissional e tecnológica brasileira reinstitucionalizada. Novos e velhos desafios. In: FRIGOTTO, G. (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018, p. 295-306.

DAVOK, Delsi Fries; BERNARD, Rosilane Pontes. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 503-521, jul. 2016. DOI: 10.1590/S1414-40772016000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v21n2/1982-5765-aval-21-02-00503.pdf. Acesso em: 01 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772016000200010.

DORE, R.; SALES, P. E. N.; CASTRO, T. L. de. Evasão nos cursos técnicos de nível médio da rede federal de educação profissional de Minas Gerais. In: DORE, R.; ARAÚJO, A. C. de; MENDES, J. de S. (org.). Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB, 2014, p. 379-414.

DORE, R.; SALES, P. E. N. Origem social dos estudantes como contraponto à evasão e à permanência escolar nos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional. In: DORE, R.; SALES, P. E. N.; SILVA, C. E. G. (org.). Educação profissional e evasão escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017, p. 113-134.

FERREIRA, M. C. A. Acesso, Evasão, Permanência Escolar na Rede Federal de Ensino. In.: EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, 2017, Belém. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23763_12666.pdf. Acesso em: 4 nov. 2019.

FREITAS, K. S. Gestão educacional e evasão de estudantes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICAS E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, XXII, 2007, Porto Alegre. Cadernos Anpae “Por uma Escola de Qualidade para Todos”. Porto Alegre: nov. 2007.

FRIGOTTO, G. Indeterminação de identidade e reflexos nas políticas institucionais formativas dos IFs. In: FRIGOTTO, G. (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018, p. 125-150.

FRITSCH, R. Evasão escolar, mundo da escola e do mercado de trabalho: o que dizem jovens do ensino médio de escolas públicas. In: DORE, R.; SALES, P. E. N.; SILVA, C. E. G. (org.). Educação profissional e evasão escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017, p. 83-112.

GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Evasão em instituições federais de ensino superior no Brasil: expansão da Rede, SISU e desafios. Estudo Técnico. Câmara dos Deputados, maio 2016. Disponível em: https://nupe.blumenau.ufsc.br/files/2017/05/evasao_institui%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso em: 01 fev. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades IBGE. Porteirinha, MG. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 15 maio 2019.

IFNMG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI IFNMG 2019/2023. Montes Claros, MG, nov. de 2019. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1l6C0hmCCAsjKBJAMQcX5Ap65hPsEmkUW/view. Acesso em: 21 jan. 2020.

IFNMG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS. Plano Estratégico Institucional para a Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - PPE IFNMG. Montes Claros, MG, 2018. Disponível em: https://ifnmg.edu.br/plano-de-permanencia-e-exito-ppe. Acesso em: 21 jan. 2020.

IFNMG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - Campus Avançado Porteirinha. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. Porteirinha, MG, ago. 2019. Disponível em: https://ifnmg.edu.br/cursos-porteirinha/cursos-tecnicos. Acesso em: 03 jan. 2020.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA - IPEA. Radar IDHM: evolução do IDHM e de seus índices componentes no período de 2012 a 2017. Brasília, DF: IPEA, 2019. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/data/rawData/Radar%20IDHM%20PNADC_2019_Book.pdf. Acesso em: 21 jan. 2020.

LÜSCHER, A. Z; DORE, R. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa. V.41 n.144 set./dez. 2011, p. 772-789. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a07.pdf. Acesso: 29 jan. 2021. DOI: 10.1590/S0100-15742011000300007.

NARCISO, Luciana Gusmão de Souza. Análise da evasão nos cursos técnicos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Arinos: exclusão da escola ou exclusão na escola? 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

RAMOS NETO, J. O. A evasão escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise dos planos estratégicos de permanência e êxito. Educação em Revista, Marília, SP, v. 20, n. 2, p. 7-24, jul.- dez. 2019. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/8999. Acesso em: 5 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/22365192.

Téléchargements

Publié-e

2021-07-23

Comment citer

SILVA, W. F.; COSTA, L. S.; ANJOS, D. E. S. dos . Données éducatives concentrées sur l’évasion scolaire: diagnostic et défis pour l’ IFNMG - Campus Avancado Porteirinha. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 838–854, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-56733. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/56733. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos de Demanda Contínua