Comprendre la journée de l’école Brésilienne

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n3a2019-48702

Mots-clés :

Jornada Escolar. Educação em Tempo Integral. Política Educacional.

Résumé

O artigo tem como objetivo sistematizar os principais elementos constitutivos da jornada escolar brasileira, evidenciando diferentes tipos e modelos de organização da educação básica. Neste ensaio teórico, faz-se um exercício de análise e decomposição da jornada escolar, destacando dois condicionantes: turnos escolares e infraestrutura. A análise da jornada escolar focalizou cinco elementos: currículo escolar compulsório, atividades complementares, recreio, alimentação escolar e tempo de cuidado. O artigo mostra que as relações entre esses elementos demarcam diferentes configurações da jornada escolar (parcial e integral) e ressalta a importância de uma reorientação de política pública no que se refere à ampliação da jornada escolar.

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Publié-e

2020-02-05

Comment citer

PARENTE, C. da M. D. Comprendre la journée de l’école Brésilienne. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 319–343, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v8n3a2019-48702. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48702. Acesso em: 27 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Políticas públicas de educação em tempo integral: Desafios atuais