FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.

Avaliação Formativa Alternativa: novos caminhos, novas aprendizagens

Auteurs-es

  • Olenir Maria Mendes Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil https://orcid.org/0000-0002-8607-2632
  • Simone Freitas Pereira Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFTPI - Piauí - Brasil

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-11

Mots-clés :

Resenha

Résumé

A obra, "Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas", foi publicada, inicialmente, em Portugal, pela Texto Editores, e depois aqui no Brasil, por meio da Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Esta obra é composta por cinco seções e um Anexo - Uma seleção de publicações na área da avaliação das aprendizagens, e Referências. As seções são as seguintes: Introdução; Três razões suficientes para mudar a avaliação; Avaliação interna: dos fundamentos e das práticas; Avaliação externa: exames e estudos internacionais; Investigação, formação, práticas e políticas: uma agenda, muitos desafios, totalizando 221 páginas. Destaca-se a atualidade e essencialidade desta publicação, que se apresenta como um estado da arte e, ainda, nos chama a atenção para o fato de que não se trata somente de um livro sobre avaliação. Isso porque Domingos Fernandes vai além: faz desta obra um "grito inconformado" diante de um sistema escolar incapaz de atender às necessidades de seus alunos e alunas, sejam crianças, sejam jovens.



Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Olenir Maria Mendes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Simone Freitas Pereira Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFTPI - Piauí - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Références

FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.

Téléchargements

Publié-e

2018-08-30

Comment citer

MENDES, O. M.; COSTA, S. F. P. FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.: Avaliação Formativa Alternativa: novos caminhos, novas aprendizagens. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 367–373, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47042. Acesso em: 18 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Resenha