A EDUCAÇÃO NO HOSPITAL: UM DIREITO À VIDA

Auteurs-es

  • Rejane de Souza Fontes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n1a2015-31328

Résumé

Este artigo busca discutir o direito da criança a receber um atendimento educacional especializado durante seu processo de internação dentro de uma instituição até então desconhecida: o hospital. Pretende, ainda, apontar o papel da educação para a saúde da criança hospitalizada. Conclui-se que a educação possibilita a criança repensar sua vida e conhecer o espaço hospitalar onde se encontra, através de uma escuta pedagógica sensível que colabora para o resgate da subjetividade e da autoestima infantis. Observamos que são grandes as possibilidades de atuação do professor no hospital, no entanto, também é grande o desafio de construir uma prática educativa diferenciada da que ocorre na instituição escolar, requerendo princípios específicos para um trabalho pedagógico em hospital.

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Rejane de Souza Fontes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: rejanefontes@ibest.com.br.

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Publié-e

2015-08-19

Comment citer

DE SOUZA FONTES, R. A EDUCAÇÃO NO HOSPITAL: UM DIREITO À VIDA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v4n1a2015-31328. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/31328. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Políticas de Educação Escolar em Contextos Hospitalares