REFLEXÕES SOBRE A MULHER, A ESCOLA E A VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE CAPITALISTA
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n1a2014-27688Résumé
No presente artigo discutimos a participação feminina em conflitos violentos na escola. A partir de narrativas de estudante e de professoras de uma escola pública estadual de Anápolis/GO procuramos analisar as ideologias disseminadas por toda a sociedade sobre a atual existência de uma igualdade entre os sexos. O diálogo com os autores consultados aponta para a desmistificação desse discurso ora dominante, chamado de "pós-moderno", cujas ilusões mais evidentes consistem em acreditar que o centro hegemônico do mundo ocidental, não é mais o homem, branco e heterossexual prevalecendo agora, as identidades "múltiplas" e "flexíveis", as quais trazem em seu bojo a questão da emancipação feminina. Todavia, a realidade nos mostra que as mulheres são as principais vítimas do atual desenvolvimento capitalista.
Téléchargements
Statistiques
Références
COSTA, J. F. Violência e psicanalise. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
EAGLETON, T. As ilusões do pós-modernismo. Tradução: Elisabeth Barbosa. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1998.
GIDDENS, A. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São PAULO, UNESP, 1993.
KURZ, R. Virtudes femininas: a crise do feminismo e a gestão pós-moderna. [on-line], 09 jan 2000. Disponível em: <http://obeco.planetaclix.pt/>. Acesso em: 18.01.2014.
MARX, K. Sobre o suicídio. Tradução: Rubens Enderle; Francisco Fontanella. São Paulo: Boitempo, 2006.
SCHOLZ, R. O valor é o homem: teses sobre a socialização pelo valor e a relação entre os sexos. Tradução de José Marcos Macedo. São Paulo: Novos Estudos – CEBRAP, n. 45 – julho de 1996, pp. 15-36.
SCHOLZ. A teoria da cisão de gêneros e a teoria crítica de Adorno. In: SCHWARZ, M.; CEVASCO, E.; OHATA, M. (Orgs.). Um crítico na periferia do capitalismo: reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. Tradução: Marcos Branda Lacerda. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
PINHEIRO, V. A política social como estratégia do Estado no enfrentamento da violência juvenil. In: LAGO, M. P do; MOZZER, G. N. de S.; SANTIBANEZ, D. A. (Orgs). Adolescência: temores e saberes de uma sociedade de conflito. Goiânia: Cânone, 2013.
SAFFIOTI, H. I. B. A mulher na sociedade de classes. Petrópolis/RJ: 2ª. Ed. Vozes, 1979.
VOGELE, J. O lado obscuro da capital: “masculinidade” e “feminilidade” como pilares da modernidade. [on-line], 2007.Disponível em: <http://obeco.planetaclix.pt/>. Acesso em: 18.01.2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.