AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: MECANISMO DE MEDIAÇÃO ENTRE A GESTÃO E O PLANEJAMENTO
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v2n2a2013-24784Résumé
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento realizada nos anos de 2012 a 2014. Buscamos por meio de levantamento bibliográfico, apresentar os percursos da avaliação educacional destacando as diferentes concepções que tem norteado essa temática, bem como as especificidades e contribuições da Avaliação Formativa. A prática da avaliação formativa contribui para o fortalecimento de relações mais dialógicas, problematizadoras e emancipatórias. Ou seja, possui um forte potencial includente como modalidade avaliativa e, deveria se instituir como política pública para a Educação Básica e Superior.
Téléchargements
Statistiques
Références
BARBIER, J-M. Lévaluation em formation. Paris: Presses Universitaires de France, 1985.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Líber Livro, 2002.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BOGDAN, R. ; BICKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL.PR. Lei n. 9.394, de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. In: BRZEZINSKI, I. (org.). LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 265-309.
BRASIL.PR. Lei n. 10.861, de 14/4/2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação e dá outras providências. Brasília: D.O.U., 15/4/2004.
BRASIL. PR. Decreto n. 5.773, de 9/5/2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Brasília: D.O.U., 10/5/2006.
BRZEZINSKI, I. Programa de Avaliação Institucional da UEG. Reformulado. Goiânia: UEG: CAAE, 2005. Impresso.
CHAUÍ, M. Ideologia e educação. (1980) Educação e Sociedade, n. 5. São Paulo: Cortez/Autores Associados/ CEDES, p. 24-40.
DIAS SOBRINHO, J. Campos e caminhos da avaliação: a avaliação da educação superior no Brasil. In: Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002. p. 31-82.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Graal, 1979.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre. Artes Médicas/UFMG, 1999.
LEFORT, C. Esboço de uma gênese da ideologia nas sociedades modernas. In: LEFORT, Claude. As formas da história: ensaios de Antropologia Política. São Paulo: Brasiliense, 1979.
RAVICH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.