América latina: políticas educacionais no Equador / Latin america: educational policies in Ecuador
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v1n2a2012-21899Résumé
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de contemplar os resultados de reflexões sobre as políticas educacionais na América Latina, com recorte no Equador, observando sua caracterização geopolítica e econômica, e suas políticas educacionais nesse contexto. Contempla-se, ainda, a temática das políticas educacionais, com recorte na legislação. O sistema educacional é considerado um sistema social complexo, devido à pluralidade de finalidades e modalidades de regulação que apresenta, em função da diversidade de atores envolvidos, cada qual com suas opiniões e interesses. Com isso, pode-se considerar que o equilíbrio e o funcionamento desse sistema acontecem por uma interação dos dispositivos reguladores, e não pela aplicação linear de normas, regras e orientações vindas do poder público.
Palavras-Chave: Políticas Educacionais; Sistema Educacional; Equador.
Abstract: This workaims tocontemplatethe resultsof reflectionson educational policiesin Latin America, withcutout inEcuador, watching his characterizationgeopolitical and economicandeducationalpoliciesin this context. Guestsarealsothe subjectof educational policies, legislationtocut. The educational systemis considered acomplex social system, dueto the pluralityof purposesand methodsof regulation thathas, according to the diversityofstakeholders, each withtheir opinions andinterests. Withthis,we can considerthat the balanceand functioning of thissystemoccurby an interactionof the devicesregulators, not by applyinglinearstandards, rules andguidelinescoming from thegovernment.
Key words: Educational Policy; educational system;Ecuador.
Téléchargements
Statistiques
Références
BARROSO, J. (2005). O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educ. Soc.
[online]. 2005, vol. 26, no. 92, pp. 725-751. Disponível em:
BORON, A. A. Império & Imperialismo: uma leitura crítica de Michael Hardt e Antônio
Negri. Buenos Aires: CLACSO, 2002
CHARLOT, B. Sustentabilidade x desenvolvimento. In: Profissionais do Equador,
Colômbia e França debatem no Encontro Internacional de Educação. Mar., 2010.
Disponível em: <http://www.osascoagora.com.br/...profissionais do Equador- >.
Acesso em: 05 jul. 2010.
ECUADOR. Bureau of International Labor Affairs, U.S. Department of Labor (2002).
Disponível em: . Acesso
em: 25 jun. 2010.
EQUADOR. Educação em Equador. Mar/2007a. Disponível em:
pt.wikilingue.com/es/Educação_preescolar >. Acesso em: 26 jun. 2010.
EQUADOR. Aspectos sociais e econômicos do Equador atualmente. Jun/2007b.
Disponível em: < http://www.aspectos-sociais-e-economicos-do-equador.html>.
Acesso em: 28 jun. 2010.
EQUADOR. Sistema Nacional de Evaluación y Rendición Social de Cuentas. Ministério de
Educación, 2008a.
Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 2 – jul./dez. 2012
EQUADOR. La Notícia Del Mes Números 6 Y 7. Octubre/Noviembre, 2008b.
EQUADOR. Lei Geral da Educação da República Federal do Equador, 2009.
EQUADOR. Plano Decenal da Educação da República Federal do Equador, 2006-2015.
FATTORELLI, M. L. O crescimento da dívida externa brasileira e o endividamento
dos países da América Latina. Jornal A Verdade, Várzea Paulista, 25 de ago. 2009.
Disponível em: <http://www.osasco.sp.gov.br/materia.asp?IdMateria>. Acesso em: 05
jul. 2010.
FELDFEBER, M. (Org.) ; OLIVEIRA, D. A. (Org.) . Políticas educativas y trabajo docente.
ed. Buenos Aires: Noveduc, 2006. 304 p.
MORAES, R.C. As incomparáveis virtudes do mercado: políticas sociais e padrões de
atuação do Estado nos marcos do neoliberalismo. In: KRAWCZYC, N.; CAMPOS, M.
M.; HADDAD, S. (Org.). O cenário educacional latino americano no limiar do século
XXI: reformas em debate. Campinas: Papirus, 2000.
NAVARRO, J. C. Quienes son los docentes? Banco internacional de desenvolvimento.
UNESCO, 2002.
OLIVEIRA, D. A. Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente:
reflexões sobre o contexto latino-americano. Educação &Sociedade, Campinas, v.28, n.
, p. 313-640 maio/ago. 2007.
OLIVEIRA, D. A. Política educativa, crise da escola e a promoção de justiça social. In:
FERREIRA, E. B. OLIVEIRA, D. A. (org.). Crise da escola e políticas educativas. Belo
Horizonte: Autêntica Ed., 2009.
OLIVEIRA, J. F. A função social da educação e da escola pública: tensões, desafios e
perspectivas. In: FERREIRA, E. B. OLIVEIRA, D. A. (org.). Crise da escola e políticas
educativas. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2009.
OLIVEIRA, D. A. ; MELO, S. D. G. Cambios en el trabajo y en la Lucha Docente:
reflexiones acerca de las experiencias recientes en Argentina y en el Brasil.
Fundamentos en Humanidades (San Luis), v. 1, p. 181-200, 2010.
RAY, R. Equador: O sucesso de uma política econômica não neoliberal. 2012. Entrevista.
Disponível em: .
Acesso em: 05 dez. 2012.
Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 2 – jul./dez. 2012
RIBEIRO, E.R. Concepções de tecnologia na formação e na práxis do técnico óptico. 2008.136
p. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica)- Centro Federal de Educação
Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
SOUSA, S. M. Z. L. ; LOPES, V. V. Avaliação nas políticas educacionais atuais reitera
desigualdades. Revista ADUSP, v. 1, p. 53-59, 2010.
VAILLANT, D. Reforma educacional e papel dos docentes. Revista PRELAC, Santiago,
v. 01, n. 01, p. 03-193, jun. 2005. Disponível em:
www.gestaoescolardequalidade.org.br/ >. Acesso em: 05 jul. 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.