América latina: políticas educacionais no Equador / Latin america: educational policies in Ecuador

Autores

  • Erivane Rocha Ribeiro CEFET, MG
  • Geovanna Passos UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v1n2a2012-21899

Resumo

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de contemplar os resultados de reflexões sobre as políticas educacionais na América Latina, com recorte no Equador, observando sua caracterização geopolítica e econômica, e suas políticas educacionais nesse contexto. Contempla-se, ainda, a temática das políticas educacionais, com recorte na legislação. O sistema educacional é considerado um sistema social complexo, devido à pluralidade de finalidades e modalidades de regulação que apresenta, em função da diversidade de atores envolvidos, cada qual com suas opiniões e interesses. Com isso, pode-se considerar que o equilíbrio e o funcionamento desse sistema acontecem por uma interação dos dispositivos reguladores, e não pela aplicação linear de normas, regras e orientações vindas do poder público.

Palavras-Chave: Políticas Educacionais; Sistema Educacional; Equador.

Abstract: This workaims tocontemplatethe resultsof reflectionson educational policiesin Latin America, withcutout inEcuador, watching his characterizationgeopolitical and economicandeducationalpoliciesin this context. Guestsarealsothe subjectof educational policies, legislationtocut. The educational systemis considered acomplex social system, dueto the pluralityof purposesand methodsof regulation thathas, according to the diversityofstakeholders, each withtheir opinions andinterests. Withthis,we can considerthat the balanceand functioning of thissystemoccurby an interactionof the devicesregulators, not by applyinglinearstandards, rules andguidelinescoming from thegovernment.

Key words: Educational Policy; educational system;Ecuador.

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Publicado

2013-03-06

Como Citar

RIBEIRO, E. R.; PASSOS, G. América latina: políticas educacionais no Equador / Latin america: educational policies in Ecuador. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 1, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REPOD-v1n2a2012-21899. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21899. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê